Cidades

Detran cancela 7 mil multas emitidas após falha em radar na W3 Sul

Um erro de programação provocou as notificações erradas. Por isso, todas as advertências emitidas entre 16 e 29 de junho aos condutores que passaram em velocidade de até 60 km/h na via W3 Sul, na altura da 708, foram canceladas

Nathália Cardim
postado em 30/07/2015 18:50
Um radar de velocidade localizado na quadra 708 da W3 Sul multou, equivocadamente, 7 mil motoristas que passaram abaixo do limite permitido de 60 km/h, desde junho. De acordo com o Departamento de Trânsito do DF (Detran), o equipamento foi programado com velocidade máxima de 50 km/h, quando na verdade a via é de 60 km/h.

Ainda segundo o órgão, um funcionário da empresa responsável pelo aparelho colocou o limite de 50 km/h por engano. Em nota, o Detran afirmou que as multas emitidas entre 16 e 29 de junho por fiscalização eletrônica a condutores que passaram em velocidade de até 60 km na via W3 Sul, na altura da 708, foram canceladas. ;Esclarecemos que, mesmo canceladas, algumas notificações ainda podem estar em trânsito, mas ao recebê-las os proprietários devem desconsiderá-las;, informa.

Leia mais notícias em Cidades

Quem já pagou pela multa será ressarcido e terá a pontuação da carteira excluída, sem a necessidade de recurso. A nota esclarece ainda que a empresa responsável pelo equipamento foi notificada pelo Detran no dia 20 de julho e já reprogramou corretamente o equipamento.

;Ressaltamos que este foi um caso isolado e que todos os equipamentos de fiscalização eletrônica são aferidos pelo Inmetro e fiscalizados pelos técnicos do Detran. Vale destacar a importância desses equipamentos para a segurança viária, sendo imprescindível a continuidade desse serviço de prevenção de acidentes;, afirmou a autarquia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação