Cidades

Em novo livro, Sri Prem Baba denuncia falácia de relacionamentos amorosos

O autor vai além do âmbito individual e afirma que a dificuldade de se relacionar atrapalha o desenvolvimento da sociedade

postado em 30/07/2015 19:29
[VIDEO1]
;Este livro é um convite para o humilde e o corajoso que te habita.; Com frases como essa, na abertura da nova obra, Amar e ser livre, Sri Prem Baba cativa o leitor por meio do mistério, da leveza, da contradição e da musicalidade. O líder humanitário brasileiro e mestre espiritual da Sachcha, antiga linhagem indiana, constrói uma reflexão sobre os relacionamentos amorosos, que desmascara jogos de poder, desmistifica o medo da perda e se embrenha na selva de sentimentos que habita as pessoas. O livro, que foi lançado no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte, chega a Brasília hoje, às 19h, em uma noite de autógrafos, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi.



Aos 50 anos, o paulista Sri Prem Baba divide o tempo entre o país natal e a Índia, onde estuda as práticas orientais. ;Meu trabalho é construir pontes entre o Ocidente e o Oriente, entre a ciência e a espiritualidade;, explica o líder religioso, que é formado em psicologia e viaja pelo mundo oferecendo satsangs ; palestras sobre seus ensinamentos.

Longe de ser um guia amoroso ou um passo a passo para atingir a completude emocional, Amar e ser livre expõe, logo nas primeiras páginas, a grande falácia das relações amorosas baseadas em transferir para terceiros a responsabilidade pela felicidade. Esse é o quarto livro do líder espiritual.

Jogos de poder
Prem Baba vê o sofrimento como um vício alimentado pela autocomiseração e pelo hábito de projetar sonhos e ideais em outros. ;Queremos um escravo para suprir nossas expectativas, realizar nossas fantasias e caprichos, e, com isso, mal enxergamos quem ele realmente é;, acredita o mestre. A vontade de amar e de ser amado é, na filosofia do autor, inerente ao ser humano, mas esse sentimento, que é puro e necessário, perde-se em meio a jogos de poder. A proposta do líder espiritual para resgatar o amor romântico ; que, para ele, corre riscos de extinção em meio a picuinhas sentimentais ; é reconhecer que a liberdade é a busca infinda por autoconhecimento.

O autor vai além do âmbito individual e afirma que a dificuldade de se relacionar atrapalha o desenvolvimento da sociedade. ;É mais crucial que a política, a crise de sustentabilidade, a desigualdade social e a fome;, defende. E frisa que a vida é sinônimo de relacionamento, e o vazio existencial alimentado pelo medo de não sermos amados é a causa de toda a miséria do mundo.

Amar, diz o autor, requer a grande coragem de ser humilde. Ao se despir das máscaras e expor vulnerabilidades, é possível ressignificar relações como o casamento, que, na visão de Sri Prem Baba, tornou-se uma instituição falida que se alimenta de medo e ódio. Um dos principais questionamentos que a obra levanta é como amor e liberdade, forças matrizes da vida, excluem uma da outra nos relacionamentos amorosos. O líder espiritual mostra ao leitor que ;o amor é uma missão libertária e que o maior desafio de amar é permitir que o outro se realize como pessoa e que você também se realize, mesmo que isso signifique abrir mão do controle;.

Elogios
O lançamento do livro no Rio de Janeiro, em 16 de julho, reuniu admiradores de Sri Prem Baba, entre eles o ator Reynaldo Gianecchini e as atrizes Guilhermina Guinle e Paula Burlamaqui. ;O aspecto mais bacana do livro é o olhar lúcido sobre o tema, porque a noção de amor como um sentimento altruísta e libertário foi deturpada e se perdeu ao longo dos séculos;, diz a atriz e escritora Bruna Lombardi, 62 anos. Amiga do autor, ela escreveu o prefácio do livro. Bruna e o líder espiritual se conheceram há cerca de dois anos, em um jantar na casa da atriz em homenagem a ele. ;O Sri é uma concentração de tudo que prega. Ele transmite amor, fraternidade e lucidez. É impossível não se sentir acolhido perto dele;, descreve.

Em uma viagem ao Havaí, no ano passado, a atriz e colunista da Revista do Correio Maria Paula, 44 anos, que até então só tinha ouvido falar de Sri Prem Baba, assistiu a uma das satsangs e se interessou pelos temas abordados. Desde então, ela frequenta o ashram (comunidade formada com o intuito de promover a evolução espiritual dos membros) de Prem Baba na Chapada dos Veadeiros. ;O que me chamou a atenção foram as considerações lúcidas e a inteligência aguçada, além do jeito acolhedor e paciente dele;, sintetiza Maria Paula, que acredita que, ao mesmo tempo em que os pilares da sociedade são as relações, não é fácil mantê-las.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação