Cidades

Marcha das Margaridas reúne 70 mil mulheres no Mané Garrincha

Ex-presidente Lula é aguardado para a cerimônia de abertura do evento

postado em 11/08/2015 19:14

Considerada a principal manifestação brasileira pelos direitos da mulher, a Marcha das Margaridas ocupa o interior do Estádio Nacional Mané Garrincha nesta terça-feira (11/8). É a quinta edição do evento, organizado a cada quatro anos. A edição de Brasília deve receber 70 mil mulheres, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que coordena o evento.

Leia mais notícias em Cidades

A arena recebeu uma ;pelada; de futebol feminino e alojará moradoras do campo e barracas de artesanato até esta sexta-feira. No local, também foi montado um palanque onde integrantes do movimento e até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursaram sobre a marcha.

O evento deste ano tem como lema "Desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade;. Na quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff deve discursar no Mané Garrincha. A mandatária participará de ato e apresentará propostas relacionadas às demandas do movimento.

O evento seguirá até sexta-feira (14/8) e conta, ainda, com manifestantes de países da América do Sul, como Argentina, Peru e Uruguai.

A Marcha das Margaridas é um movimento inspirado na líder sindical paraibana Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 por causa da militância em favor dos direitos humanos e da classe trabalhadora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação