Cidades

Organizadores do "Isoporzinho na Orla do Povo" são servidores do GDF

Dos 11 responsáveis pela manifestação, marcada em uma rede social, mais da metade trabalha no governo. Evento, marcado para domingo, tinha 10 mil pessoas confirmadas até a noite de ontem

Thaís Cunha
postado em 26/08/2015 06:03
Para comemorar a derrubada de terrenos na orla do Lago Paranoá, integrantes da juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o mesmo do governador Rodrigo Rollemberg, organizaram um evento em uma rede social batizado de "Isoporzinho na Orla do Povo". Das 11 pessoas listadas como organizadores da confraternização, seis ocupam algum cargo no Governo do Distrito Federal (GDF) e outros dois têm o mesmo sobrenome do governador.

Em meio aos organizadores da confraternização que trabalham no GDF, há funcionários em secretarias diversas. Raphael Sebba, por exemplo, candidato a deputado distrital pelo PSB nas últimas eleições, é coordenador de subsecretaria de movimentos sociais e participação popular da Secretaria de Relações Institucionais. Também há funcionários da Casa Civil, Secretaria de Turismo e da administração regional do Sudoeste/Octogonal. Além dos seis servidores públicos, organizam o Isoporzinho na Orla do Povo Gabriel Rolemberg Serwy, sobrinho do governador, e Augusto Vidal Rollemberg, tambem parente de Rodrigo Rollemberg.



Rodrigo Dias, um dos criadores da confraternização, é assessor especial de gabinete na Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Em entrevista ao Correio, ele descartou que o evento seja de iniciativa de qualquer órgão do GDF: ;A secretaria em que eu trabalho não fez nada, eu participo como cidadão;.

Até a noite de ontem, mais de 10 mil pessoas haviam confirmado a participação na festa, marcada para domingo, na Península do Ministros ; espaço que foi alvo de derrubadas nos últimos dois dias. Entre as publicações na página da rede social, usuários organizam consumo e venda de comidas e bebidas. ;A festa será de muitos! A orla será de todos;, prega a descrição do evento.

Nos comentários, convidados confirmados promovem o que bem entendem: ;Muitos restos de galinha assada, guardanapos usados, quentinhas amassadas, copos plásticos e garrafas PET;s, gritaria e som alto, tocando pagode, funk e outras asneiras, bem na frente das mansões de Brasília;, publicou um usuário.

Organizadores, no entanto, não temem que a possibilidade de o Isoporzinho descambar para bagunça caia na conta do GDF. ;O que a gente tem motivado é uma ação de cidadania, que levem o seu lixo. Que seja um espaço preservado e bem utilizado com a população do DF;, afirmou Rodrigo Dias.

O sucesso virtual do evento é tamanho, que já ultrapassou - e muito - o "isoporzinho" original, que terá a terceira edição na véspera do feriado, em 6 de setembro. Enquanto o de domingo já soma 10 mil confirmados, o do Eixão Sul, na semana seguinte, tem apenas 2,4 mil. ;Começou como brincadeira de amigos e agora já tem 10 mil confirmados;, avaliou Raphael Sebba.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação