Cidades

MP recomenda Secretaria de Saúde a disponibilizar equipamentos guardados

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) considerou que os aparelhos são de alto custo e nas condições atuais estão sujeitos a degradação. MP entendeu que os equipamentos estão armazenados de forma inadequada em um galpão de Samambaia.

postado em 26/08/2015 19:39
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à Secretaria de Saúde disponibilizar imediatamente às unidades de saúde equipamentos médicos armazenados de forma inadequada em um galpão em Samambaia. A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) considerou que os aparelhos são de alto custo e nas condições atuais estão sujeitos a degradação. No documento, a promotora Marisa Isar pede que as condições de uso de cada aparelho seja bem avaliada para, imediatamente após, disponibilizar o uso nas unidades de saúde da rede pública.

A destinação de cada um deverá ser informada à Prosus e, em caso de impossibilidade de utilização, a pasta deve explicar as razões. Em caso de descumprimento, os responsáveis estarão sujeitos às medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.

Em nota, a Secretaria de Saúde disse que fez o levantamento do material guardado. No local, segundo a pasta, estão armazenadas camas rotativas que são liberadas para pacientes atendidos em casa, de acordo com solicitações encaminhadas pelo Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (NRAD). O órgão ressaltou que as camas são emprestadas e devolvidas com o fim do uso. A secretaria ainda explicou que no local estão guardados alguns equipamentos que devem passar por manutenção, mas não disse quais.

Com informações do MPDFT

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação