Cidades

Termina primeira fase do julgamento dos policiais do massacre da Estrutural

Concluída essa fase, o juiz-presidente do júri procederá o interrogatório dos acusados. Na sequência, acusação e defesa iniciarão a fase dos debates, com direito à replica e tréplica

Nathália Cardim
postado em 26/08/2015 23:26
No terceiro dia de julgamento dos policiais militares acusados de dois homicídios, uma tentativa de homicídio e lesão corporal ocorridos durante desocupação da Estrutural em 1998, foi encerrada a primeira fase do júri, ou seja, a fase de oitiva das testemunhas envolvidas no processo. A sessão terminou por volta das 20h desta quarta-feira (26/8).

Concluída essa fase, o juiz-presidente do júri procederá o interrogatório dos acusados. Na sequência, acusação e defesa iniciarão a fase dos debates, com direito à replica e tréplica. Cumprido todo o rito previsto em Lei, o Conselho de Sentença, composto por sete jurados, se reunirá na sala secreta para decidir pela condenação ou absolvição dos réus.

A segunda fase do júri continua nesta quinta-feira( 27/8), com início previsto para às 9h. O julgamento do caso conhecido como massacre da Estrutural teve início na segunda-feira (24/8) e deve prosseguir até sexta-feira (28/8).

Em agosto de 1998, os PMs Daniel de Souza Pinto Júnior, Luiz Henrique Fonseca Teixeira, Carlos Chagas de Alencar, Rodrigo Moreira de Souza, Antônio da Costa Veloso, Francisco Alves de Lima, Vangelista Pereira de Sousa, Cássio Marinho, Márcio Serra Freixo e Eduardo Araújo de Oliveira, a serviço da corporação, teriam praticado os crimes. Moradores da Estrutural à época afirmam haver mais dezenas de mortes e de pessoas com sequelas provenientes da truculência dos policiais.

O número de réus passou de 12 para 9. Um dos acusados morreu, outro foi absolvido e tornou-se ;impronunciável; e o terceiro, Márcio Serra Freixo, foi desmembrado do caso e será julgado em setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação