Cidades

Evento na orla atrai público que ocupa o espaço para apoiar as derrubadas

Técnicos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promoveram uma visita guiada no local para apresentar a área desobstruída -- às margens da QL 12 -- à população.

Isa Stacciarini
postado em 30/08/2015 13:28
O Isoporzinho no lago, organizado por integrantes da juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB) contra as derrubadas na orla do Lago Sul, acontece na manhã deste domingo (30/8) no Parque Asa Delta, na Península dos Ministros. O evento começou às 10h e deve acabar no fim da tarde. Apesar de 13 mil pessoas terem confirmado o evento na página do Facebook, organização calcula que até o fim do dia entre 3 a 5 mil pessoas visitem o local. Este é o primeiro fim de semana após o início da operação de desocupação da orla, realizado pela Agência de Fiscalização (Agefis-DF).

Durante a manhã, técnicos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promoveram uma visita guiada no local para apresentar a área desobstruída ; às margens da QL 12 ; à população. A comunidade pôde entrar no espaço que, por enquanto, está impedido para uso público. Os visitantes puderam conhecer as piscinas aterradas e as quadras de tênis interditadas pelo Ibram para posterior uso da população.

Segundo o superintendente de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental do Ibram, Luiz Rios, a intenção é que a área desobstruída fique limpa em um prazo de 15 dias ;A partir daí o espaço poderá ser liberado para uso da população com a supervisão do Ibram. Queremos informar a comunidade a importância da preservação e do uso consciente em uma Área de Proteção Permanente (APP);, afirmou.

Três amigas chegaram ao local às 10h para apoiar as derrubadas. Elas vieram de Águas Claras, Guará e da Asa Sul, para participar do evento. A estudantes Rebeca Rodrigues, 19 anos, Luiza Lustosa, 19, e a veterinária Jéssica Felicio, 24, não conheciam a área. ;A orla é de todos e não só a elite poderia ter acesso a esse espaço. Agora o governo tem que avançar nas derrubadas para tirar todas as estruturas que invadem o lago. Esse foi só um ponta pé inicial que traz benefício para todo mundo. É lazer gratuito;, defende Rebeca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação