Cidades

Pesquisa mostra que tempo médio para abrir uma firma no DF é de 120 dias

São 13 procedimentos obrigatórios para se chegar à inauguração da firma

Flávia Maia
postado em 31/08/2015 07:15
A burocracia na administração do Lago Norte fez o empresário Carlos Augusto, 26 anos, optar pelo Guará para abrir um restaurante: incômodo
Entre ter a ideia de um negócio e concretizá-lo existe uma barreira desanimadora: a burocracia. Além de retardar o tempo de abertura da empresa, os custos se mostram altos para o empreendedor. No caso do Distrito Federal, essa questão se torna ainda mais sensível. O processo trava logo no primeiro documento necessário para a formalização: a consulta prévia. Esse registro é dado pelas administrações regionais e cada uma das 31 existentes tem normas de gabarito diferentes. Em regiões sem regularização fundiária, por exemplo, esses órgãos não têm um plano diretor, o que complica a emissão do documento. Somente com essa autorização o empreendedor pode seguir com as outras etapas para a consolidação da firma.

Pelo menos 13 procedimentos burocráticos são necessários para iniciar o projeto de um negócio e inaugurá-lo em território brasileiro. Nos países que compõem a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a recomendação é de cinco trâmites. Em nações como o Canadá, uma companhia inicia a operação em 16 dias. Na Nova Zelândia, em três.

Na opinião de especialistas, em tempos de crise econômica, facilitar a abertura de pequenas empresas é essencial para girar a economia e gerar empregos. No DF, esse tipo de negócio corresponde a 90% do universo empresarial. A Lei do Simples unificou impostos, mais é preciso mais. ;O Simples Nacional facilitou a vida da empresa como um contribuinte não como um empresário;, avalia o coordenador do Núcleo Acadêmico de Vocação Empreendedora do Ibmec, João Bonomo.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação