Cidades

QL 2 do Lago Norte é o próximo alvo da operação de derrubada da Agefis

Até agora, foram desobstruídos 39,2 mil m² de área pública, nas QLs 10 e 12, conhecidas como Península dos Ministros

postado em 01/09/2015 06:05

A liberação da orla do Lago Paranoá continuará nesta semana e, de acordo com cronograma da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), o próximo alvo será a QL 2 do Lago Norte. A previsão é de que a desobstrução por lá comece até quinta-feira. Até agora, foram desobstruídos 39,2 mil m; de área pública, nas QLs 10 e 12, conhecidas como Península dos Ministros, onde seis terrenos de mansões ; sem contar as que estão em terras da União e das embaixadas ; ainda passarão pelo processo de desobstrução. Na QL 2, algumas mansões terão de recuar entre 10 e 12 metros, para que fiquem, no mínimo, a 30m do Lago Paranoá.

Leia mais notícias em Cidades

Segundo a presidente-diretora da Agefis, Bruna Pinheiro, a próxima etapa começará assim que a primeira área derrubada, a QL 12, for totalmente limpa. Na manhã de ontem, equipes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Administração do Lago Sul e da Agefis foram até o local para começar o serviço. Na última semana, na primeira fase de derrubadas, a Agefis removeu 1.549m de cercas e alambrados, 150m de grade, 120m de balaústres (pequenas colunas decorativas) de concreto, 40m de chapas metálicas e 15m de arrimo. A maior parte do entulho foi retirada durante a semana passada e carregou 61 caminhões. O restante, pedaços de cercas, de restos de entulho e muita vegetação, foi retirado ontem. Vinte e dois homens participaram do mutirão, com dois tratores e pelo menos cinco caminhões.

Ocupação

;O governo está determinado a proteger as áreas públicas. Nós esperamos que a população entenda, pois estavam acostumados a invadir, mas não vamos mais permitir;, analisou Bruna Pinheiro. De acordo com a diretora, as áreas serão ocupadas aos poucos, conforme as etapas necessárias sejam vencidas. Bruna afirmou que ficou com ;medo; do que poderia acontecer no fim de semana, com as programações anunciadas pela população para o local. ;No caso do isoporzinho, fiquei assustada quando vi que 13 mil pessoas tinham confirmado. Tivemos que discutir como seria a melhor foram de administrar, e o Ibram optou pela visita guiada, que foi bacana. As pessoas respeitaram e não entraram onde não podia;, afirmou.


A liberação das áreas públicas só será feita após inventário ambiental do local ; e a população poderá participar. A primeira consulta à sociedade foi na última quinta-feira. O Diálogos da Orla ocorreu na Administração do Lago Norte, com representantes da população e do governo para discutir quais benfeitorias públicas a margem do lago poderá receber. O próximo encontro está previsto para 3 de setembro, na Administração Regional do Lago Sul, a partir das 19h.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação