Cidades

Em greve, policiais civis do DF controlam entrada em delegacias

Policiais espalharam faixas e pedem que ocorrências sejam registradas via internet

postado em 01/09/2015 10:54
Em greve desde as 8h desta terça-feira (1;/9), policiais civis do DF se manifestam em frente às delegacias. Em algumas unidades, os agentes instalaram faixas na entrada e controlam o acesso da população, orientando para que ocorrências de menor potencial ofensivo sejam registradas via internet. Setenta por cento do efetivo será mantido nas unidades, onde apenas flagrantes e crimes graves são registrados.

Policiais civis montam tendas e colocam faixas em frente às delegacias
A técnica administrativa Denise Brasil Sales procurou a 3; Delegacia de Polícia (Cruzeiro) para retirar a cópia de uma ocorrência, mas ficou na porta aguardando o documento. Um agente entrou na unidade para imprimir o papel e a entregou na porta. "Sou favorável à greve porque sou servidora do Judiciário e, assim como eu, eles estão há muito tempo sem reajustes", afirmou. A polícia nega que esteja impedindo a entrada da população. Os agentes alegam estarem fazendo triagem e orientando as pessoas.
A técnica administrativa Denise Brasil Sales apoia a greve dos policiais
Reivindicações

Uma assembleia geral está marcada para as 14h, na Praça do Buriti, para decidir os próximos passos da paralisação. Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Rodrigo Franco, entre as reivindicações da categoria estão: a recuperação das perdas inflacionárias dos últimos anos; manutenção da isonomia de tratamento com relação à Polícia Federal; nomeação dos 400 aprovados no concurso de 2013; normalização das remoções de servidores e a normatização dos critérios de procedimentos.


;Atualmente, se um policial está lotado em Planaltina e tem alguma indisposição com o chefe, no dia seguinte, ele pode ser revido para um local distante da sua residência por critérios subjetivos. Queremos que essas remoções tenham regras claras para acontecer;, detalhou Franco. ;Além disso, hoje, em um plantão, ficam dois, três policiais nas delegacias, quando o mínimo deveriam ser seis. Queremos que isso também seja normatizado;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação