Cidades

Maior incêndio do ano queima 1,2 mil hectares de área de cerrado

Corpo de Bombeiros combate as chamas desde ontem. Fogo teve início em uma área de proteção ambiental da Marinha do Brasil

postado em 01/09/2015 15:13

Militares mobilizaram quase 300 homens para combater as chamas por mais de 24 horas seguidas.

Demorou 24 horas até que o Corpo de Bombeiros controlasse o incêndio que começou na segunda-feira (31/8) em uma área de proteção ambiental, perto de Santa Maria. O terreno pertence à Marinha do Brasil, e, segundo a força, serve como base para o treinamento dos oficiais. Trata-se da maior queimada do ano: 1.203 hectares (cada hectare corresponde a um campo de futebol).

A queimada começou às 13h de segunda-feira (31/8). Foi necessário jogar água e utilizar abafadores para diminuir a força das chamas. Durante a noite, uma equipe de militares permaneceu na região. ;Estamos na época mais difícil para o combate de incêndio, e essa região infelizmente tem todas as condições propícias ao surgimento deles;, disse o comandante da operação Ronaldo Wanderlam.

Leia mais notícias em Cidades.

A perícia que deve revelar o motivo do fogo será realizada ainda nesta semana, mas a suspeita é que o clima seco e a falta de umidade tenham iniciado as chamas. Duas aeronaves da corporação foram enviadas ao local, onde, 105 militares e 124 soldados da Marinha trabalharam durante a terça-feira (1/9). O número total corresponde a 225 pessoas. Contudo, o Corpo de Bombeiros informou ter 290 homens em serviço durante os dois dias.

Em agosto, foram registrados aproximadamente 49 casos de incêndio por dia na capital. O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou Estado de Emergência por causa da seca, em junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação