Cidades

20ª Festa do Morango deve receber 200 mil pessoas até 7 de setembro

Além das receitas feitas com a fruta, em Brazlândia, haverá atrações musicais. Este ano, os ingressos serão cobrados

Nathália Cardim
postado em 02/09/2015 06:10

A Festa do Morango de Brazlândia atrai gente de todos os lugares do Distrito Federal e do Entorno, graças à diversidade da programação. O evento começou na noite da última sexta-feira (28/8) e ainda terá atividades de 4 a 7 de setembro. É a 20; edição da feira, que promete agradar aos visitantes com diversas atrações e receitas envolvendo a fruta. Dentro da Morangolândia, um galpão de mil metros quadrados, cerca de 40 barracas oferecem uma variedade considerável de doces, geleias e licores. Criada em 1995 pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) e pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), a festa é o ápice da colheita em Brazlândia, principal região produtora de morango do DF.

Leia mais notícias em Cidades

Movimentando cerca de R$ 30 milhões a cada ano, a safra rende aproximadamente 6 mil toneladas, cultivadas por 150 agricultores, dos quais 90% são organizados em estruturas de produção familiar. A cidade é a sétima maior produtora de morango do país e a primeira da região Centro-Oeste. De acordo com a organização, a festa é idealizada pelos produtores locais com o objetivo de valorizar a cultura regional.

O morango é a estrela da festa, mas outros alimentos são comercializados. As iguarias que marcam presença anualmente são: tortas, pavês, geleias, gelatinas, compotas, sorvetes, morango no palito com cobertura de chocolate, bombons, musses, rocamboles, licores e sucos. Durante o concurso de receitas elaboradas pelos produtores rurais, o público pode degustar gratuitamente todos os pratos.

O técnico de contabilidade Marcelo da Costa Araújo, 45 anos, morador de Taguatinga e fã de morangos, visita o evento há três anos. Ele estava acompanhado pelos filhos, a mãe e um irmão. Após comprar mais de 10 caixas da fruta, que ele pretende usar para produzir receitas e presentear familiares, Marcelo elogiou a exposição. ;A festa é muito boa. Aqui sempre encontro uma variedade incrível de produtos. Tem para todos os gostos. Além disso, é sempre bom sair um pouco de casa para comer algo feito com morangos;, disse.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação