Cidades

Problema em um trem causa confusão em estação do Metrô em Águas Claras

Equipamento responsável pelo funcionamento das portas e do freio dos vagões parou de funcionar. Passageiros quebraram janelas para sair do veículo

Isa Stacciarini
postado em 03/09/2015 18:19

Ao menos mil pessoas estavam no trem, que precisou ser esvaziado às pressas

Um problema na tubulação do sistema pneumático de um trem causou tumulto na Estação do Metrô de Arniqueiras em Águas Claras. O equipamento é responsável pelo funcionamento das portas e do freio dos carros, e parou de trabalhar. A pane foi por volta de 17h30 desta quinta-feira (3/9), horário de pico do transporte público. A expectativa, de acordo com a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, era de que o sistema voltasse a funcionar até às 20h15. A empresa também prometeu colocar ônibus à disposição de passageiros em Arniqueiras para levá-los para Samambaia e Ceilândia.

Houve confusão. Pessoas quebraram as janelas para conseguirem sair dos vagões. A previsão da Companhia Metropolitana do Distrito Federal (Metrô) era de que o problema fosse resolvido até às 19h.

Passageiros quebraram janelas e se arriscaram para sair do veículo

Pelo menos seis pessoas se feriram. Uma mulher quebrou o pé esquerdo ao tentar saltar do trem. A auxiliar de serviços gerais Layane Caroline Soares de Souza 22 anos foi transportada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Regional do Gama. Ela contou que os passageiros quebraram os vidros com extintores de incêndio para descerem dos vagões. "Foi muito desespero. Eu pensei que eu ia morrer", desabafou.

O auxiliar de registro Adson Paco Souza, 29 anos, seguia para Samambaia quando o trem falhou. ;O trem parou na Estação Arniqueiras, andou cerca de 100 metros, freou bruscamente e apagou a luz. Todo mundo ficou preso. Começaram a gritar, gente passando mal, uma mulher grávida ficou nervosa, caiu. Foi quando o pessoal começou a quebrar tudo por causa do calor e acionamos o botão de emergência;, contou Adson.

Ainda segundo o auxiliar, quando a porta abriu uma parte conseguiu sair do vagão, no entanto, outras ainda ficaram presas dentro dos trens. ;Um senhor passou mal também, as pessoas começaram a ficar muito exaltadas, tinham crianças de colo. Foi um horror;, continuou.

Algumas pessoas passaram mal e tiveram que ser carregadas por funcionários do metrô

O passageiro Robeilton Itacaramb, 21, contou que viu pessoas passando mal. "Quando estávamos chegando na estação Arniqueiras, o trem parou. O maquinista pediu calma, mas as pessoas começaram a passar mal. Nós quebramos as janelas e eles abriram as portas. As pessoas pularam na linha e começaram a andar. Muita gente passou mal. Cinco ou seis carros dos bombeirois estavam na estação", relatou.

O fechamento das estações interferiu nas viagens de ônibus para todo o Distrito federal. A Rodoviária do Plano Piloto ficou lotada de passageiros tentando embarcar em ônibus após a pane do metrô. A reportagem recebeu informação de outras estações. No Park Shopping também houve registro de passageiros que passaram mal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação