Projeto Virada do Cerrado traz programação especial para celebrar o bioma

Palestras, oficinas, atrações culturais, competições esportivas e muito mais fazem parte do cronograma neste fim de semana

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 11/09/2015 07:35 / atualizado em 11/09/2015 07:50

Paloma Suertegaray

Zuleika de Souza/CB/DA Press

A vegetação retorcida e o clima seco característicos da região dão a ideia de um lugar inóspito e sem vida. No entanto, entre os arbustos e árvores baixas, incontáveis nascentes e cachoeiras revelam um dos biomas mais ricos do Brasil. Em comemoração a tanta biodiversidade e beleza, celebra-se hoje o Dia do Cerrado, com direito a vasta programação por todo o Distrito Federal. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realiza, de hoje até domingo, a Virada do Cerrado, com a missão de sensibilizar a população sobre a importância de cuidar do meio ambiente. Serão 115 atividades, espalhadas por 14 regiões. O cerrado é o segundo bioma mais ameaçado do Brasil, atrás apenas da Amazônia. A pressão do setor agrícola e a expansão urbana são os principais inimigos da flora e da fauna.

Palestras, oficinas, atrações culturais, competições esportivas e muito mais fazem parte do cronograma da Virada do Cerrado (veja programação no site: tonavirada.org), como explica a subsecretária de Educação e Mobilização Socioambiental da Sema, Gabriela Barbosa. “O evento é inspirado nas viradas culturais de outros estados. A proposta é valorizar o cerrado e as boas práticas, por parte do governo, das empresas e da sociedade, para alcançarmos uma Brasília mais sustentável.” O subsecretário de Áreas Protegidas, Cerrado e Direitos Animais, Romulo Mello, ressalta que o cerrado precisa de ações de proteção. “Com o desenvolvimento da agricultura e o crescimento das cidades, cerca de 53% do cerrado se encontra desmatado. Com as mudanças climáticas, a reconstituição florestal e a preservação dos recursos hídricos têm que ser prioridade.”

Zuleika de Souza/CB/DA Press


Leia mais notícias em Cidades

Entre os destaques da virada, está o Seminário de Água, Agroecologia e Consumo Consciente, amanhã, que trará informações sobre como cuidar do meio ambiente no dia a dia. O evento será na Funarte, onde também funcionará o Espaço Águas, produzido pelo Instituto de Permacultura Ipoema. “O cerrado guarda nascentes das três principais bacias hidrográficas do país, motivo pelo qual é importante preservá-lo”, ressalta Julia Tolentino, produtora do espaço.

Nas outras regiões, a programação é variada. No Parque Três Meninas, em Samambaia, serão oferecidas oficinas de horta, minhocário, ervas medicinais e fotografia, ministradas por membros da ONG Mão na Terra. “É necessário sensibilizar os moradores, ou a ameaça ao cerrado continuará”, diz a ambientalista Abadia Barberato.

Radiografia

Área
200 milhões de hectares
23% do território brasileiro

Fauna
196 espécies de mamíferos
856 espécies de aves
253 espécies de répteis
160 espécies de anfíbios
780 espécies de peixes

Flora
6,6 mil espécies

Degradação
Entre 50% e 80% da área está degradada ou em uso.
4,5% da área está protegida em Unidades de Conservação.

Fonte: Instituto Brasília Ambiental (Ibram)
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
Adeilsa
Adeilsa - 11 de Setembro às 08:00
amor ao que nos é mais precioso, a natureza.