Cidades

Famílias de sem-teto deixam St Peter rumo a clube desativado em Taguatinga

Operação comandada pela Seops segue pacífica

postado em 20/09/2015 15:24

Sem-teto organizam mudança do hotel para clube em Taguatinga

Depois de uma semana de negociações, o governo vai garantir a saída dos sem-teto que ocupam o hotel St Peter, no Setor Hoteleiro Sul. As famílias que estão morando no edifício já começaram a arrumar as malas para a desocupação. Os fiscais do GDF chegaram às 15h deste domingo (20/9) para a operação. Os sem-teto serão alojados temporariamente no clube Primavera, em Taguatinga, o espaço está desativado e o terreno pertence ao governo, segundo a Secretaria de Estado e Ordem Pública Social (Seops).

Dois ônibus estão na porta do hotel aguardando os integrantes do movimento. No momento, eles fazem as malas, recolhem comidas que estavam armazenadas e juntam barracas e roupas. Os coordenadores do movimento afirmam que não estão levando nenhum objeto da propriedade. Ainda estão presentes aproximadamente 250 pessoas no local, de acordo com a Seops. No início da ocupação, os líderes do movimento chegaram a afirmar que 511 famílias viviam no local.


O Clube Primavera, em Taguatinga, será o próximo alojamento dos ocupantes do Movimento Resistência Popular. O local conta com água e luz e o esqueleto de um edifício que pode ser aproveitado. O destino final dos manifestantes ainda é incerto.

Participaram ativamente das negociações o secretário de Relações Institucionais, Marcos Dantas; o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular, Acilino Ribeiro, e o chefe da Casa Militar, coronel Ribas. Na terça-feira passada, a Polícia Militar tinha plano de ação pronto para forçar a desocupação. Mas na avaliação interna, uma tragédia poderia acontecer se fosse usada força durante a operação de reintegração de posse determinada pela Justiça. Por isso, a ação foi abortada 20 minutos antes de começar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação