Cidades

Representantes de 50 terreiros do DF pedem preservação de religião africana

postado em 02/10/2015 23:50

Representantes de 50 terreiros do Distrito Federal e do Entorno estiveram na Câmara Legislativa, na noite desta sexta-feira (2/10), em audiência pública, para tentar preservar a religião africana. Eles se reuniram a pedido do deputado João Lyra (PSD).

Entre as reivindicações atendidas, o desejo de transformar os terreiros em espaço cultural ; agora, é obrigação do estado protegê-los ; e a criação de um Conselho de Religião de Matriz Africana na CLDF. Faltou, porém, aprovar um Projeto de Lei instituindo uma delegacia exclusiva para tratar das questões religiosas no DF.

Para a diretora do Centro Organizado de Matriz Africana, Patrícia Zapponi, ;essas decisões foram muito importantes;. Pois, segundo ela, trata-se do reconhecimento das matrizes africanas como religião. Além disso, os projetos também fortalecem a comunidade.

Em setembro, dois terreiros de candomblé foram incendiados no Entorno. Um caso aconteceu em Santo Antônio do Descoberto e, o outro, em Águas Lindas. Ambos são municípios goianos a aproximadamente 50 Km do DF.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação