postado em 03/10/2015 13:18
Cerca de 90 ciclistas fizeram uma manifestação em Águas Claras em prol de melhorias na mobilidade urbana. Por volta de 8h30 deste sábado (3/10), o grupo se concentrou em frente à Administração Regional da cidade. No local, os organizadores passaram instruções, além de oferecerem frutas e água aos participantes. Uma hora depois, as pedaladas tomaram conta da Avenida Castanheiras até o balão na entrada da região. Depois o grupo retornou pela Avenida Araucárias com destino ao ponto de partida. Durante o trajeto uma das pistas foi ocupada e uma viatura da Polícia Militar fez a escolta da ação.
Segundo a coordenadora da ONG Rodas da Paz, Renata Florentino, o intuito do passeio foi mostrar a necessidade de implementação de estruturas para ciclistas, como ciclofaixas e ciclovias, e provar que existem usuários suficientes para as mudanças no trânsito. ;O último estudo, de 2009, mostra que os ciclistas são 2,7% da população de Brasília. Pode parecer pouco, mas não é. E a estrutura que temos é incompatível com esse número. Em outras metrópoles brasileiras, a proporção é menor. Em Santiago, no Chile, o índice é de 5%;, explica Renata.
A escolha da pedalada em Águas Claras também foi planejada. Segundo Renata, a estação Arniqueiras do metrô é a segunda com maior número de desembarques de bicicletas do DF, atrás apenas da rodoviária. Além disso, a região receberá ciclofaixas nas principais avenidas, inclusive na Araucárias e na Castanheiras, usadas pelos ciclistas na manifestação.
A decisão tem causado polêmica. Para quem usa o transporte de duas rodas no dia a dia, as melhorias são fundamentais. ;Como não há ciclovias em todos os lugares, precisamos andar muitas vezes na rua. Mas é perigoso, pois temos que circular próximos a guia, onde costuma ter bueiros e bocas de lobo. Quando desviamos, corremos o risco de sermos atropelados;, conta o estudante Raul Aragão.
Mas outras pessoas acreditam que as mudanças vão piorar o trânsito já complicado na cidade. ;Sou a favor das ciclofaixas, mas é preciso motivar as pessoas para usarem as bicicletas. Se não tiver outras estruturas para atrair usuários não faz sentido. Deixará o trânsito mais complicado;, acredita o professor universitário e morador de Águas Claras, Everton Seixas.
Há, ainda, quem acredite em uma solução mista para o problema. ;Poderia ter uma faixa exclusiva para ciclistas menos em horários de pico, de manhã e no fim da tarde, quando o volume de carros é maior;, sugere o estudante e também morador da região, Lucas Duarte.
Para o arquiteto Breno Rodrigues, as mudanças são essenciais para atrair novos ciclistas. Para ele, a tendência é que os carros cedam espaço para as bikes. ;Ainda temos um trânsito muito violento, mas está melhorando devagar. Hoje em dia temos um ativismo maior pela mobilidade. O governo local já percebe que as cidades que resolveram problemas de trânsito apostaram em meios alternativos aos carros;, analisa o responsável pelo evento Cine Bike-in, que levou centenas de ciclistas para assistirem a filmes no Cine Drive-in na Asa Norte.