Cidades

Ciclistas pedalam em Águas Claras em prol das ciclofaixas na região

O passeio reuniu 150 ciclistas que se manifestaram para pedir melhorias na mobilidade urbana da cidade

postado em 03/10/2015 13:18
Passeio ciclístico por mobilidade em Águas Claras.
Cerca de 90 ciclistas fizeram uma manifestação em Águas Claras em prol de melhorias na mobilidade urbana. Por volta de 8h30 deste sábado (3/10), o grupo se concentrou em frente à Administração Regional da cidade. No local, os organizadores passaram instruções, além de oferecerem frutas e água aos participantes. Uma hora depois, as pedaladas tomaram conta da Avenida Castanheiras até o balão na entrada da região. Depois o grupo retornou pela Avenida Araucárias com destino ao ponto de partida. Durante o trajeto uma das pistas foi ocupada e uma viatura da Polícia Militar fez a escolta da ação.

Segundo a coordenadora da ONG Rodas da Paz, Renata Florentino, o intuito do passeio foi mostrar a necessidade de implementação de estruturas para ciclistas, como ciclofaixas e ciclovias, e provar que existem usuários suficientes para as mudanças no trânsito. ;O último estudo, de 2009, mostra que os ciclistas são 2,7% da população de Brasília. Pode parecer pouco, mas não é. E a estrutura que temos é incompatível com esse número. Em outras metrópoles brasileiras, a proporção é menor. Em Santiago, no Chile, o índice é de 5%;, explica Renata.

A escolha da pedalada em Águas Claras também foi planejada. Segundo Renata, a estação Arniqueiras do metrô é a segunda com maior número de desembarques de bicicletas do DF, atrás apenas da rodoviária. Além disso, a região receberá ciclofaixas nas principais avenidas, inclusive na Araucárias e na Castanheiras, usadas pelos ciclistas na manifestação.

A decisão tem causado polêmica. Para quem usa o transporte de duas rodas no dia a dia, as melhorias são fundamentais. ;Como não há ciclovias em todos os lugares, precisamos andar muitas vezes na rua. Mas é perigoso, pois temos que circular próximos a guia, onde costuma ter bueiros e bocas de lobo. Quando desviamos, corremos o risco de sermos atropelados;, conta o estudante Raul Aragão.

Mas outras pessoas acreditam que as mudanças vão piorar o trânsito já complicado na cidade. ;Sou a favor das ciclofaixas, mas é preciso motivar as pessoas para usarem as bicicletas. Se não tiver outras estruturas para atrair usuários não faz sentido. Deixará o trânsito mais complicado;, acredita o professor universitário e morador de Águas Claras, Everton Seixas.

Há, ainda, quem acredite em uma solução mista para o problema. ;Poderia ter uma faixa exclusiva para ciclistas menos em horários de pico, de manhã e no fim da tarde, quando o volume de carros é maior;, sugere o estudante e também morador da região, Lucas Duarte.

Para o arquiteto Breno Rodrigues, as mudanças são essenciais para atrair novos ciclistas. Para ele, a tendência é que os carros cedam espaço para as bikes. ;Ainda temos um trânsito muito violento, mas está melhorando devagar. Hoje em dia temos um ativismo maior pela mobilidade. O governo local já percebe que as cidades que resolveram problemas de trânsito apostaram em meios alternativos aos carros;, analisa o responsável pelo evento Cine Bike-in, que levou centenas de ciclistas para assistirem a filmes no Cine Drive-in na Asa Norte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação