Cidades

Previsão para hoje é de mais um dia quente com pancadas de chuva

Precipitações devem ocorrer à tarde e à noite. Temperatura máxima será de 34 °C

postado em 07/10/2015 07:51
Precipitações devem ocorrer à tarde e à noite. Temperatura máxima será de 34 °C

A chuva que afetou algumas regiões do Distrito Federal e provocou prejuízos aos brasilienses, nessa terça-feira (6/10), foi considerada ;significativa; pelos meteorologistas do Instituto de Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão contabilizou um acumulado de 11,2 milímetros por metro cúbico de chuva e granizo em áreas isoladas, como no Guará, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), no Sudoeste, no Cruzeiro e no Setor de Indústrias Gráficas.

[SAIBAMAIS]E a situação deve ser a mesma nesta quarta-feira (7/10). Segundo a meteorologista Ingridi Monteiro Peixoto, os brasilienses devem enfrentar um dia de bastante calor, mas com possibilidade de chuvas em áreas isoladas principalmente à tarde e à noite. Pela manhã, o tempo fica parcialmente nublado. Os termômetros do Inmet devem variar de 21;C a 34;C. Nos momentos mais quentes, a umidade do ar ficará em 30%.



Tempestade
A previsão para ontem era de dia quente com pancadas isoladas. No começo da tarde, uma precipitação fraca na área central de Brasília trouxe esperança de que aliviariam o calor. Mas os pingos logo passaram. A expectativa era de que o dia terminasse assim. Porém, de, um canal de umidade atmosférica vindo da Amazônia interagiu com o calor da Região Centro-Oeste e provocou a tempestade. ;Como estamos no início do período chuvoso, não anunciamos pancadas de chuva e granizo porque os modelos não captam essas instabilidades. A possibilidade era de pancadas de chuva em áreas isoladas;, afirmou Ingridi Monteiro.

A interação entre a umidade e ocalor, de acordo com Ingridi, formou uma área de instabilidade que favoreceu, nesse caso, chuvas mais intensas. ;Pela manhã, essa área de instabilidade estava sobre o estado do Tocantins, mas os ventos trouxeram o fenômeno para Brasília;, explicou.

Com informações de Nathália Cardim e Luiz Calcagno

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação