Cidades

Chuva de granizo deixa desabrigados em Sobradinho; escola é interditada

A região mais afetada pelo temporal foi a Vila Basevi, onde casas foram destelhadas e construções destruídas. O governador Rodrigo Rollemberg visitou o local nesta manhã (7/10)

postado em 07/10/2015 08:54
Casa destelhada em Sobradinho 2
Uma das regiões mais afetadas pelo temporal de terça-feira (6/10) para quarta-feira (7/10), no Distrito Federal, foi a Vila Basevi, em Sobradinho. Uma chuva de granizo, com ventos fortes, destelhou e destruiu construções, entre elas casas, comércios e escolas. A Defesa Civil calcula que 80 edificações tenham sido atingidas.
Várias construções não tinham laje
[VIDEO1]
Os moradores da região estão assustados. Segundo alguns, a chuva foi rápida, mas suficiente para causar muitos estragos. Ainda é possível observar pequenas pedras de gelo no local. Falta energia em vários pontos da área.
Washington de Jesus é dono de uma loja de material de construção e afirma ter vendido 300 telhas. "Acabou todo o estoque. Infelizmente, foi uma fatalidade. As casas não têm estrutura para aguentar um temporal como esse. A região é muito pobre", afirmou. A maior parte das construções não possuia laje.
Rollemberg visitou a região no início desta manhã
Flávia Diniz é proprietária de uma panificadora. Ela perdeu vários produtos e parte dos funcionários não conseguiu ir trabalhar. O estabelecimento está sem energia. "Os sorvetes derreteram, perdi os pães. Não consigo calcular o prejuízo", mencionou.
Rollemberg seguiu para a Fercal, após passar pela Vila Basevi
Aulas foram suspensas na Escola Classe Basevi, que atende 300 crianças. O local foi interditado pela Defesa Civil. Várias pessoas estão desabrigadas e sendo cadastradas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social (SEDHS). Uma pessoa ficou ferida, com escoriações leves. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, ela machucou o pé.
Profissionais da Defesa Civil estão no local
O governador Rodrigo Rollemberg visitou a vila e se comprometeu a estudar o caso. Ele informou que a prioridade é a escola, que está destelhada. "Vamos tentar resolver o problema o mais rápido possível para que as aulas sejam retomadas. Ainda bem que aconteceu de madrugada, quando não tinha ninguém aqui", afirmou. Profissionais da Defesa Civil e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) estão na instituição.
Além de Rodrigo Rollemberg, a presidente da Câmara Legislativa do DF, Celina Leão, está na região e mobiliza alguns órgãos na tentativa de ajudar os moradores. Ao sair da Vila Basevi, Rollemberg seguiu para a Fercal, próximo a Sobradinho 2. Os administradores regionais de Sobradinho, Divino Sales, e de Soradinho 2 e Fercal, Estevão Reis, também acompanharam a situação.
Pedras de granizo nas ruas da Vila Basevi
Outros estragos
Além da Vila Basevi, outras regiões foram afetadas pela chuva de ontem. Uma torre de celular de 40 metros caiu em cima de uma padaria no Guará 2, mas ninguém ficou ferido. Na Vila Santa Luzia, na Estrutural, várias ruas ficaram alagadas. Assim como aconteceu na Vila Basevi, na Fercal, cerca de 20 árvores caíram e casas ficaram destelhadas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação