Cidades

Secretária de Esportes garante a permanência da Aruc na sede da escola

Leila Barros tornou sem efeito a notificação para que a entidade desocupe a área que fica no Cruzeiro velho

postado em 08/10/2015 18:57

Reunida nesta quinta-feira (08/10) com a diretoria da ARUC, a Secretária de Esporte e Lazer do GDF, Leila Barros, tornou sem efeito a notificação para que a entidade desocupe a área em que está instalada, conforme ofício enviado no dia 5 de outubro, admitindo ter cometido um erro material, na interpretação expansiva dos Pareceres da Procuradoria Geral do Distrito Federal.

;Considerando ter havido uma interpretação expansiva dos pareceres da Procuradoria Geral do Distrito Federal sobre o pedido de concessão de direito real de uso da área ocupada pela ARUC, retificamos e tornamos sem efeito a notificação de a ARUC promover a desocupação do imóvel, uma vez que os Pareceres citados não fazem essa recomendação;, diz a Secretária em novo ofício enviado nesta quinta-feira à ARUC.

A diretoria da associação e a secretária de Esportes se reuniram por várias horas para conversar sobre a notificação emitida à associação, com a suposta ordem de despejo. Segundo o presidente da Aruc, Márcio Coutinho, o termo de uso da área venceu em 1990 e, desde então, a associação tenta regularizar a situação. ;Existem dois pareceres na Procuradoria (Geral do DF) - um do ano passado e o segundo, deste ano -, que diz que não foi possível, por falta de amparo legal, conceder diretamente o espaço a Aruc. Mas admite que, caso a entidade tenha interesse, deverá se submeter a prévia licitação, podendo se valer do direito de preferência, como prevê a lei. E em nenhum momento fala que teremos que sair do local ou define prazos para isso;, explicou Márcio.

Leia mais notícias em Cidades

Em 1973, segundo a diretoria da Aruc, o terreno foi cedido para a associação. O acordo, chamado de Termo de Uso, para utilização da Área Especial 8, no Cruzeiro Velho, foi firmado em 1983, entre a Aruc e o governo. O terreno é da Secretaria de Esportes do DF. No entanto, este termo venceu há 25 anos e, de lá para cá, a Aruc deixou de pagar o valor referente ao valor do termo de uso, uma espécie de aluguel. ;Os outros impostos normais nós pagamos, mas não tínhamos sequer um valor para pagar. Nada;, ponderou Márcio. A Secretaria de Esportes do DF disse que se pronunciará sobre o assunto após a reunião.

A Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro, a tradicional Aruc, faz parte da cultura brasiliense. É impossível pensar no carnaval de Brasília, por exemplo, sem lembrar das cores da escola, o azul e o branco. A Aruc é a única a ter participado de todos os desfiles na cidade desde a década de 1960 e ainda é recordista de títulos da folia brasiliense ; ao todo ganhou mais de 30 vezes. A escola nasceu em 21 de outubro de 1961 da ideia de um grupo de moradores do Bairro do Gavião (como era chamado o Cruzeiro) em sua maioria formado por cariocas que haviam sido transferidos para a capital.

Atividades comunitárias

Desde que surgiu, a Aruc também investiu em esporte e eventos culturais. Nos anos 1970, a escola abriu um departamento de esportes e formou equipes de futebol, futsal e handebol. Dez anos depois, a agremiação organizava o concerto de rua Canta Gavião, que recebeu artistas como Cássia Eller (que foi moradora do Cruzeiro), Eduardo Rangel, Liga Tripa e Aborto Elétrico. O evento era tradicionalmente realizado nas tardes do segundo domingo de cada mês se revezando entre as quadras 10 do Cruzeiro Velho e a 403 do Cruzeiro Novo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação