Cidades

Em média, duas mulheres são estupradas por dia no Distrito Federal

DF ocupa o 13º lugar no ranking de estados por ocorrência de estupros a cada 100 mil habitantes

postado em 09/10/2015 17:15
Apesar da redução de 10% no número de estupros em 2014, segundo o Forum Brasileiro de Segurança Pública, o Distrito Federal ainda tem taxas alarmantes de violência sexual. Por dia, duas mulheres são estupradas, em média. No ano passado, foram registrados 777 casos no DF. A pesquisa inclui também o estupro de vulnerável (quando a vítima tem menos de 14 anos).

DF ocupa o 13º lugar no ranking de estados por ocorrência de estupros a cada 100 mil habitantes

De acordo com o levantamento, são 27 casos de estupro a cada 100 mil habitantes no DF, uma taxa maior do que a nacional. O índice brasileiro é de 23 ocorrências para cada 100 mil habitantes. Se comparado aos estados da federação, o DF ocupa a 13; posição no índice de estupros, um lugar a menos do que em 2013.



Esses números representam somente os casos que tiveram ocorrências policiais registradas. O número de vítimas pode ser ainda maior. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), de 2014, apontam que apenas 10% dos casos são denunciados. Com base nas informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o número de estupros relatados no país chegou a 47 mil em 2014.

Acolhimento
A Casa da Mulher Brasileira foi inaugurada em Brasília em 2015 para facilitar o acesso aos serviços de enfrentamento à violência. O espaço integra acolhimento, apoio psicossocial, delegacia, juizado, Ministério Público e Defensoria Pública.

Endereço: SGAN (Setor de Grandes Áreas Norte), quadra 601
Horário de atendimento: 24h
Central de atendimento à mulher: Ligue 180

Confira a lista de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação