Cidades

Saga para conseguir vaga na escola pública requer paciência dos pais

Governo promete atingir o objetivo de colocar 9 mil crianças entre 4 e 5 anos nos colégios públicos para o ano que vem. Mas pais reclamam da falta de oportunidades, principalmente próximas à residência, e de creches. Matrículas vão até 23 de outubro

postado em 13/10/2015 06:03
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE/DF) tem até o início do próximo ano letivo para atender uma demanda de 9 mil crianças de 4 e 5 anos que estão fora da escola. De acordo com a Lei Federal n; 12.796, de 2013, a pasta é obrigada a universalizar a educação infantil na pré-escola nessa faixa etária e ampliar a oferta em creches até 2016. A apenas três meses do fim do ano, o governo garante que alcançará a meta. Enquanto isso, para não deixar os filhos sem estudar ; por conta da falta de vagas nos colégios públicos ;, muitas famílias recorrem a escolas particulares ou se organizam como podem a fim de cuidar deles.



O agente de portaria Janildo Souto de Souza, 29 anos, encontra-se nessa situação e esbarra na falta de orientação para que o próprio governo cumpra o desafio. Ele recebeu uma ligação ; não lembra se da Secretaria ou do Ministério da Educação ;, na qual perguntavam a situação escolar das filhas dele. O morador da Estrutural não soube responder nem retornou o contato para pedir mais informações. As pequenas de Janildo têm 3 e 7 anos. Ele tentou matricular a mais nova na creche há um ano, mas até hoje não obteve resposta. Apesar do direito que a lei proporciona, o rapaz não acredita que vá conseguir um colégio para a filha por conta da alta demanda. ;Também não sei como fazer, caso haja vaga só em uma escola distante. As crianças maiores contam com o transporte escolar, mas não sei se vai funcionar com minha filha;, comenta. ;Enquanto isso, estou pagando uma instituição perto de casa;, acrescenta. Ele desembolsa R$ 150 por mês para manter o cuidado.



A dona de casa Dayane Crespim de Lima Silva, 23, ainda não conseguiu inscrever a filha de 5 anos pelo Telematrícula (veja Calendário), mas não desistiu. ;Eu vou fazer tudo o que for preciso para a menina não ficar fora da escola. Minha filha nasceu com perda de peso e muito frágil, então, esperei que ela ficasse maior para matriculá-la;, explica. A intenção é encontrar um colégio perto da residência na Estrutural. Se não tiver sucesso por causa da alta procura, vai buscar opções no Guará ou no Cruzeiro.

A saga para conseguir um lugar em sala de aula na rede pública requer paciência dos pais. A dona de casa Renata Coelho Figueira, 29 anos, é mãe de cinco filhos, mas, desde o ano passado, não consegue matricular a filha de 4 anos. ;Tentei a vaga pelo Telematrícula e não consegui ainda. Enquanto isso, meus filhos ficam em casa. Infelizmente, eu não posso trabalhar por conta deles, porque também não existe creche pública disponível para os menores. É uma dificuldade muito grande;, desabafa. Renata tem um adolescente de 14 anos, uma criança de 11, a menina de 4 e dois bebês ; um de 1 ano e seis meses e outro de 3 meses.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação