Cidades

JFDF fará perícia para pedidos de drogas para tratar doenças raras

De 2013 até agora, o órgão recebeu mais de 800 ações judiciais pedindo que o estado pague por medicamentos não inclusos na lista do SUS

Nathália Cardim
postado em 13/10/2015 18:58
A Justiça Federal do Distrito Federal inaugura, nesta quarta-feira (14/10), a sala de perícias para demandas de medicamentos de doenças raras. De acordo com o órgão, a criação do espaço foi motivada pela grande demanda de ações, na Seção Judiciária do DF (SJDF), sobre o fornecimento de medicamentos para o tratamento de doenças raras.

Segundo um levantamento da Justiça Federal do DF, de 2013 até agora, foram mais de 800 ações judiciais. Muitos dos medicamentos não integram a lista de fármacos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e com alto custo para os cofres públicos.

Leia mais notícias em Cidades

Ainda segundo informações da Seção Judiciária, os magistrados federais detectaram uma grande dificuldade em serem realizadas as perícias médicas para o tratamento de doenças raras, muitas vezes pela ausência, em algumas localidades, de profissionais médicos aptos para tal diagnóstico.

A iniciativa inovadora do grupo de juízes federais de Brasília, visa acelerar e viabilizar a realização das perícias médicas, com peritos de confiança do juízo, também especialistas na análise dos casos a envolver doenças raras. Imediatamente após a perícia, será realizada audiência de conciliação e inspeção judicial.

A ação tem parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Nacional dos Peritos Médicos. O local fica no Edifício Sede do Tribunal Regional Federal da 1; Região, no SAU/SUL Quada 2, Bloco G.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação