Cidades

Termômetros no DF devem subir ainda mais e atingir 36°C neste domingo

Sem previsão de chuvas, os brasilienses vão ter que suportar umidade mínima de 15% nas horas mais quentes do dia

Jacqueline Saraiva, Renata Rios
postado em 18/10/2015 08:46
Sem previsão de chuvas, os brasilienses vão ter que suportar umidade mínima de 15% nas horas mais quentes do dia

Os brasilienses vêm enfrentando o mais forte calor da história do Distrito Federal e a previsão continua desanimadora. Após o dia mais quente do ano, com o registro de 35,9;C no sábado (17/10), a tendência é que a capital federal atinja a marca dos 36;C neste domingo (18/10). A madrugada já deu os primeiros sinais de um dia de muito calor, com tempo abafado e temperatura mínima de 20;C.

Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Maria das Dores Azevedo, não há previsão de chuvas para os próximos dias. "Não deverá chover por pelo menos mais uma semana". A previsão para o dia de hoje é de dia seco, com céu claro a parcialmente nublado. À tarde, a névoa seca toma conta da cidade e a umidade deve cair a 15%.

[SAIBAMAIS]Quem for aproveitar o dia em passeios ao ar livre deve redobrar os cuidados com a saúde. A insolação e a desidratação podem ser ocasionadas pela exposição excessiva ao sol e ao tempo quente. Por isso, o uso de filtro solar, roupas leves e de cores claras, além da ingestão de bastante líquido são fundamentais. A dica vale principalmente para crianças e idosos, que são os mais afetados pelas condições do tempo.



O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de ao menos dois litros de água, ao longo do dia. Outra orientação é aplicar protetores solares no mínimo 30 minutos antes de se expor ao calor e evitar as horas com maior concentração solar ; entre 11h e 16h. Nos horários de pico de calor, o melhor é buscar locais com sombra.

Fique atento

; Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h;
; Umidificar o ambiente com o uso de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, entre outros;
; Evitar aglomerações e ambientes fechados;
; Evitar o acúmulo de poeira dentro de casa;
; Evitar banhos quentes e prolongados;
; Passar creme hidratante na pele sempre que possível;
; Ingerir frutas e comidas leves.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação