Cidades

Focos controlados na Chapada dos Veadeiros; parque pode reabrir quarta

Mais de 70 profissionais atuaram no combate às chamas. No momento, segundo a corporação, não há registros de grandes focos para combater

postado em 16/11/2015 08:32
No sábado, 20% da área do parque tinha sido consumido pelas chamas
O Corpo de Bombeiros de Goiás conseguiu controlar a maioria dos focos de incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ; área consumida pelo fogo desde a semana passada. Os militares aguardam o sobrevoo de uma aeronave em um ponto na Serra Santana, onde não têm detalhes sobre a magnitude das chamas ou se elas foram extintas.


[SAIBAMAIS]Ainda segundo a corporação, choveu na região neste fim de semana, o que reforça a tese de que o fogo tenha diminuído na reserva. Informações preliminares da corporação na manhã desta segunda-feira (16/11) davam conta de que o incêndio estava totalmente controlado e que o parque pudesse reabrir nesta terça-feira (17/11). Horas mais tarde, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a área, esclareceu que a reabertura é cogitada a partir de quarta-feira (18/11).

Mais de 70 profissionais atuaram no combate às chamas. No momento, segundo a corporação, não há registros de grandes focos para combater, embora o incêndio não tenha sido extinto. No início do trabalho, eram cinco focos em difíceis locais de acesso. As equipes fazem o trabalho de rescaldo em algumas áreas e contabilizam o tamanho da destruição. O incêndio teve início em 7 de novembro e, em 12 de novembro, a área de visitação aos turistas foi fechada. O local atingido fica em Alto Paraíso, no norte de Goiás, a 244km de Brasília.
Com informações de Gabriella Bertoni

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação