Cidades

Reitor da UnB fala sobre terceirização, painéis solares e "Fica Chico"

Mesmo com cortes orçamentários, os planos da universidade são ambiciosos

postado em 25/11/2015 20:22
Mesmo com cortes orçamentários, os planos da universidade são ambiciosos

Em painel sobre empreendedorismo realizado na Faculdade de Tecnologia, o reitor da Universidade de Brasília (UnB) Ivan Camargo tocou em pontos polêmicos das últimas gestões da universidade. Atualmente, a instituição sofre com os cortes no orçamento, mas Camargo ressaltou que não cabe só ao governo trazer soluções. ;Essa postura de só pedir dinheiro para o MEC é horrorosa.; O reitor afirmou que, por ter orçamento próprio ; fruto do Cespe e de imóveis no valor de R$ 60 milhões ; a UnB tem potencial grande para melhorar. ;Temos a obrigação de ser a melhor do país;, afirmou.

[SAIBAMAIS]Para o futuro da universidade, Camargo disse que gostaria de construir alojamentos, laboratórios e mais um Restaurante Universitário (RU). O RU é gerido por uma empresa terceirizada e, de acordo com o reitor, esta foi uma boa decisão para a universidade. ;Antes, o RU não funcionava. Agora não é problema meu. Entra greve, sai greve, e ele funciona. Até me falaram que a comida está boa;, disse. Entre outras melhorias da UnB, Ivan Camargo falou da estrutura melhorada para o período de chuvas e ressaltou que, em 2014, não houve alagamentos no campus Darcy Ribeiro.

A polêmica do ;Fica Chico; também foi pauta do reitor. Alunos, professores e servidores da UnB se mobilizam a favor da permanência do comerciante Chiquinho, que toca desde 1989 sua livraria no Instituto Central de Ciências, o Minhocão. ;Claro que fica, não tenho dúvidas;, declarou Camargo. Entretanto, o plano é mudar a loja de Chiquinho para outro local ;mais adequado; do câmpus. O reitor afirmou que está convencido ; ;e não só por causa dos ratos nos quiosques de comida; ; que esta é a melhor solução. E ainda comprou a UnB com a universidade de Stanford, ressaltando que não há feirinhas na instituição estadunidense.

A instalação de painéis solares no ICC também está nos planos da gestão Camargo. O reitor afirmou que conseguiu orçamento de R$ 20 milhões com a bancada federativa, para 2016, e que esses recursos podem trazer para a universidade a energia sustentável. O projeto está sob responsabilidade do professor Marco Aurélio, prefeito do campus Darcy Ribeiro. Bruno Freitas, presidente da Enetec (empresa júnior de engenharia elétrica da UnB), destacou o interesse da empresa em participar do projeto.

O evento foi iniciativa da Enetec, que foi responsável pelo desenvolvido dos postes de luz sustentáveis levados para a comunidade Vila Beira Mar, no Rio de Janeiro, em parceria com a ONG Litro de Luz. Também presentes estavam Fábio Pires, do Senai, e Pedro Ivo, ex-diretor do Diretório Central de Estudantes (DCE), que ressaltaram a necessidade de aproximação da universidade com a esfera privada ; para investimentos na pesquisa, no ensino e para formar profissionais mais alinhados com o mercado.

Com informações de Ana Carolina Fonseca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação