Cidades

Moradores fazem barricadas para conter derrubadas no Sol Nascente

Quarenta construções foram derrubadas até o momento. A previsão é de que outras 165 sejam retiradas da área

postado em 01/12/2015 08:44
As derrubadas na quadra 105 do Sol Nascente, em Ceilândia, continuam nesta terça-feira (1/12). Equipes da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e da Tropa de Choque da Polícia Militar chegaram ao endereço por volta das 8h.
Para impedir a entrada dos fiscais e dos policiais, moradores fizeram barricadas com pneus e atearam fogo neles no início da manhã. No entanto, os militares avançaram. Até as 9h30, não havia registro de confronto.
No fim da manhã, contudo, duas pessoas acabaram presas após jogarem bolas de gude contra os policiais usando estilingues. Uma família está trancada dentro de uma casa para evitar a derrubada. Um pé de maconha foi encontrado em uma das residências, mas a PM não conseguiu identificar o dono do entorpecente.

Durante a operação da semana passada, foram derrubadas 40 casas. A previsão é de outras 165 residências sejam demolidas até o fim da ação, que deve terminar nesta sexta-feira (4/12). O terreno ocupado pelas famílias, segundo o GDF, é destinado a equipamentos públicos.

Derrubadas na última sexta-feira (27/11)
Confronto

Nos primeiros dias de desocupação, não houve registro de resistência por parte dos moradores. Na sexta-feira passada (27/11) contudo, os moradores iniciaram protestos, quando houve confronto com a polícia.
Para resistir à ocupação, família subiu em telhado da casa
A Tropa de Choque precisou ser chamada, após um grupo atirar pedras contra policiais que estavam no local. Os militares dispararam balas de borracha e jogaram bombas de gás contra os manifestantes. Famílias chegaram a subir no telhado das casas para impedir a derrubada.

Aguarde mais informações
Com informações de Gabriella Bertoni

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação