Cidades

Vinte adolescentes fogem da Unidade de Internação de Santa Maria

Policiais procuram fugitivos na área. Dez já foram encontrados

postado em 25/12/2015 20:14
Policiais procuram fugitivos na área. Dez já foram encontradosPor volta das 19h desta sexta-feira (25/12), adolescentes infratores conseguiram fugir da Unidade de Internação de Santa Maria. De acordo com informações da Polícia Militar, 20 detentos, de uma mesma ala, escaparam pelos fundos do centro. Até o momento, 13 deles foram encontrados. Três em um convento, outros três no meio do mato e mais três já próximo ao Gama, saindo do matagal. O helicóptero da PM e o Batalhão de cães da corporação atuam na operação. Sete estão foragidos.

Segundo Cristiano Torres, presidente do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do DF (Sindsse/DF), um interno que fica responsável pela limpeza recebeu dos outros adolescentes materiais que são da própria estrutura da unidade, como barras de ferro. Isto auxiliou a quebrar o cadeado das portas. "Quando os agentes foram colocar este adolescente para dentro, as portas se abriram, porque os cadeados estavam estourados", relata Cristiano.

Os 20 fugitivos, portando metais e barras de ferro, renderam os servidores e escaparam. Na guarita, que estava sem vigilância, o grupo estourou o último cadeado. O presidente do Sindsse/DF ressalta a necessidade de reforçar a segurança na unidade. "No lugar de um cadeado era para ter três e o cadeado que estava lá não é de boa qualidade nem adequado para o tipo de situação", avalia.

Por meio de nota, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude confirmou a fuga de 20 adolescentes da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM). "Os jovens conseguiram forçar os cadeados dos quartos com a ajuda do adolescente responsável pela limpeza do módulo. O efetivo da unidade funcionava normalmente, sem diminuição de pessoal por conta do feriado. Quatro atendentes foram feitos reféns e sofreram lesões leves", informou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação