Cidades

Secretaria de Saúde confirma primeiro caso de dengue tipo 3 do DF

O levantamento semanal também confirmou um novo caso de Zika Vírus, mas não deu detalhes sobre o paciente

postado em 13/02/2016 11:07
O último boletim da Secretária de Saúde confirmou o primeiro caso de contaminação de dengue do tipo 3 no Distrito Federal. O levantamento semanal também confirmou um novo caso de Zika Vírus, mas não deu detalhes sobre o paciente. A identificação pelo tipo 3 da dengue se deu em um paciente residente em Taguatinga. Os dados divulgados nesta sexta-feira (12/2) também mostram que apenas este ano já são 1.794 casos confirmados da doença. Uma alta de 240%, comparado ao mesmo período do ano passado.

Leia mais notícias em Cidades

A identificação do tipo 3 da dengue, indica que os quatro tipos do vírus estão em circulação no DF, de acordo com a pasta. De acordo com o doutor em Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB), Pedro Luiz Tauil, a presença dos quatro sorotipos da doença aumenta a probabilidade de casos na capital do país. ;Isso pode acarretar o aumento de caso e junto o risco de formas mais graves da dengue, como a hemorrágica;, explicou.

O especialista explica que existe quatro sorotipos da doença: DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. A diferença, segundo Tauil é que, uma pessoa só pode ser infectado por cada vírus, apenas uma vez em toda a vida. ;Se ocorrer uma infecção sequencial em uma mesma pessoa, ela tem chances de sofrer com as formas mais graves da doença;, detalha.

Tauil ainda esclarece que as formas do vírus não circulam na mesma proporção. ;A maior incidência ainda é do tipo 1;. Das 139 amostras de sangue analisadas pelo Secretaria de Saúde, foram detectadas 14 ocorrências do tipo 1, 7 casos do tipo 2, duas infecções do tipo 4 e uma do tipo 3, que ainda não havia sido detectado no DF.

Combate

Brazlândia, São Sebastião, Planaltina e Ceilândia são os locais com maior número da doença, respondendo por 874 casos ; um percentual de 55% das contaminações. O Governo do Distrito Federal identificou 77 casos suspeitos de zika. Há ainda uma nova confirmação da doença na capital federal. O local de contágio ainda está em investigação. Houve o registro de 78 casos suspeitos de febre chikungunya. Contudo, não foram confirmados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação