Cidades

Projetos oferecem atividades físicas em parques e quadras da cidade

postado em 14/02/2016 08:10
Em tempos de crise os movimentos de ocupação da cidade estão cada dia mais fortes e um exemplo disso é o aumento de práticas de esporte e atividades físicas nos parques e quadras no Plano Piloto e nas regiões administrativas. Com valores acessíveis ou até mesmo de graça, pessoas de todas as idades têm participado dessas práticas que unem a comunidade em prol de uma melhor qualidade de vida.

Leia mais notícias em Cidades

Devido a mensalidades cada vez mais altas, as academias ganharam um novo concorrente. Ele atua próximo às residências de quem participa, oferece as mesmas modalidades e uma versatilidade maior de pagamento e de presença. Com público variado, as opções também são bem diversificadas. Há desde aulas da dança latina zumba, para os que têm como objetivo o emagrecimento, até ioga para relaxar e calistenia para uma melhor definição corporal, além da tradicional capoeira para condicionamento físico. Cidades como Taguatinga, Águas Claras, Riacho Fundo, Cruzeiro e bairros como Asa Norte têm se envolvido cada vez mais nessas atividades.

Dança na quadra
Zumba é um ritmo latino que proporciona uma mescla de coreografias de estilos como salsa, swing baiano, merengue e axé sincronizadas com elementos da conhecida aeróbica. Essa dança ganhou força nas academias por todo país e nas quadras do Distrito Federal. Em Águas Claras, Sudoeste e Cruzeiro, ela está entre as mais procuradas por quem deseja pagar mais barato.

Com a intenção de aprender, a merendeira Aline Josino, 30 anos, começou as aulas há um ano e já passou do posto de aluna para professora de zumba. A mudança veio depois de um convite de sua supervisora de dança, que estava iniciando um projeto de zumba nas ruas do Guará. Aline aceitou, fez um curso de especialização em uma academia particular e, após a conclusão, contratou uma franquia de R$ 150 mensais de uma marca de músicas que compõem a aula. ;Eu era aluna e sempre amei a dança, topei porque me falaram que o mercado estava precisando;, contou. O processo de formação foi simples e bastou divulgação nas redes sociais para que as turmas de zumba fossem criadas.

O encontro ocorre todas as terças, quartas e quintas-feiras, sempre às 19h15, na quadra esportiva da 1205, no Cruzeiro Novo. Com duração de uma hora, as aulas diferem da versão fitness da prática. Segundo Aline, as turmas têm média de 30 a 40 alunos e o valor cobrado é de R$ 5.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação