Cidades

Novo ato contra violência e em memória de Louise reúne 300 pessoas na UnB

Jovens e adultos levaram cartazes que reforçam a luta pela causa dos direitos das mulheres e o amor. A organização do evento distribuiu rosas brancas aos participantes. O grupo também fez um minuto de silêncio em homenagem à vítima

postado em 14/03/2016 16:47
[FOTO665852]
Alunos, professores e servidores da Universidade de Brasília (UnB) se uniram em um novo ato contra violência e em memória da estudante Louise Maria da Silva Ribeiro, 20 anos, assassinada dentro da instituição de ensino na última quinta-feira (10/3). A reunião começou pouco antes das 16h desta segunda-feira (14/3) no Teatro de Arena do Instituto Central de Ciências (ICC) Norte. Segundo a Polícia Militar, aproximadamente 300 pessoas participam do encontro. Carros da corporação acompanham o movimento.

Jovens e adultos levaram cartazes que reforçam a luta pela causa dos direitos das mulheres. A organização do evento distribuiu rosas brancas aos participantes. O grupo também fez um minuto de silêncio em homenagem à vítima. Alunos de música realizaram, ainda, uma apresentação artística em memória de Louise. Eles cantaram a música "Maria, Maria" de Milton Nascimento.
Os amigos da jovem, Bruno Silva, Lucas Souza, Bruna Lisboa e Bruna Guerrieri fizeram um discurso de lembrança de Louise. ;Essa é uma dor imensurável que ninguém devia sentir. A única coisa que torço é para que ela não tenha sofrido. Nós sempre lembraremos dela e temos certeza que Louise nos acompanhará todos os dias. A gente precisa ser forte e lutar;, destacou Bruna Lisboa.
De acordo com a Polícia Militar, ato reúne cerca de 300 pessoas no Teatro de Arena da UnB
Durante a ocasião a secretária de Segurança Pública e da Paz Social do DF, Márcia de Alencar, ressaltou a necessidade de paz nas instituições de ensino. ;Precisamos lutar pela consolidação da cultura de paz nos centros universitários. A gente não pode desistir e deixar de ser solidários como Louise foi até o último segundo de vida;, disse.
O evento foi marcado pelas redes sociais na sexta-feira (11/3) horas após a descoberta do crime. Até a manhã desta segunda-feira (14/3) 5,4 mil pessoas tinham confirmado presença no ato.
[SAIBAMAIS]Ipê rosa em homenagem a Louise
Na manhã desta segunda-feira (14/3), alunos e professores da Universidade de Brasília (UnB) prestaram uma homenagem à Louise Ribeiro, estudante que foi assassinada dentro da instituição de ensino na última quinta-feira (10/3).
Emocionado, o pai de Louise, o tenente do Exército Ronald Ribeiro, disse que o sonho da filha sempre havia sido cursar o ensino superior na UnB. ;Eu não vou tecer elogios à minha filha, vocês conviveram com ela até mais do que eu. Quando nós chegamos nos EUA, ela disse que queria fazer o vestibular da UnB."
O reitor da UnB, Ivan Marques de Toledo, garantiu que a violência contra a mulher é inadmissível. ;A universidade não vai se intimidar com a violência. ;As mulheres têm o direito de não sentir medo. Uma tragédia como essa nos obriga à uma reflexão. Quais são mas nossas responsabilidades?; Toledo também pediu que cada aula dessa semana tenha um minuto de silêncio em memória de Louise.
A estudante ficou imortalizada em um ipê rosa, cor que adorava, plantado no jardim central do Instituto de Biologia. O mãe, Sandra Batista da Silva, ajudou a jogar a terra que irá sedimentar a árvore, que vai ganhar o nome de Louise. Às 12h30, haverá uma roda de conversas sobre feminicídio e segurança na UnB, no ICC Norte. Às 15h30 está programado o Ato de Paz, que vai acontecer no Teatro de Arena.
Com informações de Hariane Bittencourt

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação