Cidades

MP investiga violação de direitos da criança em unidades de ressocialização

As suspeitas surgiram após uma assembleia do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do DF que recomendou diminuição de visitas e do banho de sol de adolescentes

postado em 16/03/2016 17:03
O Ministério Público investiga denúncias de abusos na greve dos agentes socioeducativos. Eles estariam maltratando adolescentes infratores. Os servidores são acusados de reduzir o banho de sol e as visitas a que os internos tem direito. Essas e outras irregularidades estariam descritas inclusive em uma cartilha distribuida a categoria de trabalhadores.

Leia mais notícias em Cidades.
A investigação está a cargo da 1; Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude. Ela abriu, há três dias, um procedimento administrativo para apurar a preservação das garantias previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na lei que regulamenta o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) por parte dos gestores das unidades de internação do DF. Os promotores pediram a Polícia Civil a abertura de um inquérito contra o presidente do Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa do DF (Sindsse/DF), Cristiano Torres, pelo crime de usurpação de função pública, artigo 328 do Código Penal.

O presidente, Cristiano Torres, explica que o trabalho tem sido feito com uma cartilha em conformidade com a lei. Segundo ele, não existe nenhum tipo de violação de direitos em relação aos adolescentes, já que apenas algumas concessões tem sido retiradas. ;O banho de sol foi dividido entre os períodos matutino e vespertino, o cigarro foi cortado, já que é considerado prática delituosa e o número de visitas reduzido. O objetivo é a melhoria na segurança.;, comenta. Cristiano afirma, ainda, que o movimento só não terá continuação se o governo atender o mínimo necessário para o sistema educativo.

A entidade representativa marcou uma assembleia com a categoria com indicativo de greve para 4 de abril.

O secretário de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio Araújo, relata que o processo ocorrerá paralelamente as atividades, de forma a evitar prejuízos. ;Nós do GDF estamos alinhados com os diretores no sentido de manter as atividades normais dentro das unidades. Em todos os momentos solicitamos o seguimento da Legislação Federal para a garantia de direitos, se houve algum tipo de descumprimento à norma do MPDFT, existiu violação;, destaca.
Com informações de Amanda Ferreira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação