Cidades

Governo lança aplicativo para denunciar invasão de terra no DF

Outras medidas foram anunciadas para prevenir novas grilagens e também combater avanço delas

postado em 29/03/2016 10:46
O Governo do Distrito Federal lançou, nesta terça-feira (29), cinco medidas para barrar a grilagem de terras no território. Em solenidade no Memorial JK, a presidente da Agência de Fiscalização (Agefis), Bruna Pinheiro, destacou que as invasões de terra causam significativos rombos na arrecadação do governo. "O maior desvio financeiro é o da terra. Um chácara grilada rouba dinheiro de um hospital inteiro", afirmou.

As medidas anunciadas são para prevenção de novas grilagens e também de combate ao avanço delas. A primeira medida é a divulgação de um mapa de combate à ocupação irregular no DF. O mapa fica disponível no site da Agefis e mostra quais são as áreas prioritárias para proteção e quais já foram parceladas. "As informações vão estar disponíveis on-line", afirmou Bruna.

A segunda medida é a criação de uma matriz, a Marit, que estabelece os critérios técnicos para classificação das áreas. A Marit tem caráter sigiloso. A terceira medida é o lançamento de um aplicativo para população e servidores relatarem novas invasões. A plataforma fica disponível para a populaçao em junho.

A quarta medida é o monitoramento por satélite das áreas sob risco de parcelamento irregular. As imagens serão atualIzadas a cada 15 dias. Por fim, a quinta medida é a pronta-resposta, que prevê operações em áreas que estão começando a ser parceladas. Serão operações constantes e perenes, para que dessa forma, diminuem-se as grandes operações de derrubada.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação