Cidades

Consumidor da capital federal é um dos que mais procura produtos orgânicos

Números indicam a necessidade de o governo investir na agricultura familiar para a cidade se tornar líder no setor

postado em 30/03/2016 07:51
Os brasilienses têm 86% mais chances de consumir alimentos orgânicos, na comparação com as demais unidades federativas do país. A justificativa para isso está na conscientização e nas condições de vida da capital federal, uma vez que a cidade figura acima da média nacional em aspectos como renda média familiar e nível de escolaridade ; alguns dos fatores determinantes para o consumo do tipo alimentar. A facilidade logística na distribuição e na comercialização desses produtos, proporcionada pela estrutura local, também contribui para o resultado. A informação é de estudo produzido pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

[SAIBAMAIS]Desenvolvido a partir de dados de 2008 da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estudo Motivações para o consumo de alimentos orgânicos ; Possibilidades do Distrito Federal revelou que a capital tem potencial para se tornar protagonista quando o assunto é o consumo de orgânicos ; alimentos livres de produtos químicos e hormônios sintéticos. Diante disso, o presidente da Codeplan, Lucio Rennó, considera fundamental a estruturação de políticas públicas que estimulem a agricultura familiar. ;O incentivo à produção local deve se dar especialmente em momentos de crise, quando precisamos pensar em alternativas de trabalho. Se o DF tem esse mercado, por que não fortalecer a produção?;, questiona.



A ideia central da pesquisa era entender as razões que levam grupos de pessoas a pagar mais caro para consumir alimentos orgânicos, tanto de origem animal, quanto vegetal. A explicação aponta para uma maior preocupação da sociedade com a saúde e a sustentabilidade. Na prática, as pessoas querem saber de onde vem o alimento que consomem e por quais processos ele passou até chegar às prateleiras. Como explica o diretor de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan, Bruno de Oliveira Cruz, há uma mudança no estilo de pensamento das famílias. ;O setor está se desenvolvendo porque os consumidores modificaram hábitos alimentares e buscam mais saúde;, afirma.

Números indicam a necessidade de o governo investir na agricultura familiar para a cidade se tornar líder no setor

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação