Cidades

Policiais Militares são recomendados a poupar combustível dos carros

Soldados confirmam que muitos farão o policiamento a pé. Centro de Comunicação da corporação confirma economia somente em viaturas administrativas

Isa Stacciarini, Amanda Carvalho - Especial para o Correio
postado em 09/04/2016 08:05

Policiais militares receberam orientação de racionalizar combustível de carros e motocicletas. Ao chegarem ao trabalho, na manhã de ontem, eles foram surpreendidos com a ordem verbal. A recomendação é que cada carro corra apenas 30km por dia. Unidades especializadas, como o Grupamento Tático Operacional (Gtop), receberam instrução de fazer mais pontos de bloqueio e reduzir a circulação. No 3; Batalhão de Polícia de Militar (Asa Norte), equipes que fazem patrulhamento ostensivo em motocicletas passaram para o Policiamento Ostensivo Geral (POG) a pé. A mudança começa a valer a partir de segunda-feira. No 4; Batalhão de Polícia Militar (Guará), servidores receberam um cartão programa com os horários e locais que devem circular e ficar parados.

Nas redes sociais, paródias de músicas contra a decisão circulam entre grupos de policiais. A insatisfação foi maior entre praças que atuam no policiamento de rua. A orientação chegou a quartéis de Lago Sul, Asa Norte, Guará e Taguatinga. ;Falaram que era para rodar pouco e que, a cada uma hora, ficássemos de 20 a 30 minutos parados em um ponto. Cheguei de manhã para pegar a chave do carro e a pauta do dia e fui avisado pelo superior dessas condições;, explicou um soldado que trabalha em uma área nobre de Brasília.

Contenção
Outro praça que atua nas regiões do Guará e da Estrutural comentou que a ordem visa contenção de gasolina. ;Recebemos um cartão programa em que constam os locais que devemos policiar, os horários e os pontos de parada. A ordem veio no sentido de rodar o mínimo possível para diminuir os gastos com gasolina;, ressaltou. Um soldado da Asa Norte revelou que equipes com escala no Grupo Tático Motociclístico (GTM) serão direcionados para a rua a partir de segunda-feira. ;Até um sargento antigo foi deslocado para o policiamento a pé. A recomendação foi para tirar as motos das ruas por racionamento de combustível;, contou.

A matéria completa está disponívelaqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação