Cidades

Pesquisa da Codeplan mostra interação de forças de trabalho no DF e Entorno

A maioria dos trabalhadores que moram em Planaltina de Goiás, 54,9%, atuam no DF. Em Valparaíso, o percentual é de 20,9%.

postado em 13/04/2016 17:39
Pesquisa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) aponta que a maioria dos trabalhadores que moram em Planaltina de Goiás, também conhecida como Brasilinha, e atuam no DF. Segundo o levantamento 54,9% da força de trabalho do município se desloca diariamente para a capital. Em Valparaíso, o percentual é de 20,9%. Outros 18,8% exercem alguma função remunerada no município, enquanto o restante está distribuído por localidades vizinhas, com porcentuais menores que o do DF.

Leia mais notícias em Cidades.

Os dados constam da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (Pmad) 2015, divulgada na tarde desta quarta-feira (13/4) no Palácio do Buriti. O ônibus é o principal meio de transporte usado por esses trabalhadores. Um total de 44,3% dos moradores de Planaltina de Goiás se deslocam em coletivos. Em Valparaíso, a escolha é feita por 17% dos trabalhadores que viajam diariamente para o DF.

Um total de 38.310 pessoas compõe a força de trabalho de Planaltina de Goiás, cidade com 100.262 habitantes. Segundo a pesquisa, desses trabalhadores, 21.040 ocupam vagas no DF, sendo 17.760 no Plano Piloto. Quanto a Valparaíso, a população total é de 174.156 pessoas. Têm trabalho remunerado 70.985 moradores e, desses, 36.377 atuam no DF, sendo 29.950 no Plano Piloto.

Além disso, os dois municípios demonstram dependência dos serviços públicos de saúde da capital federal. O percentual equivale a 2,7% dos moradores de Brasilinha e 15,9% dos de Valparaíso. O levantamento tem como objetivo fornecer uma base de dados abrangendo os aspectos socioeconômicos dos 12 municípios goianos que compõem a denominada Área Metropolitana de Brasília. Além de Valparaíso e Planaltina, são objeto de estudo Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Santo Antônio do Descoberto.

Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação