Cidades

Em um ano chicungunha cresce 2.555% no DF

As autoridades sanitárias registraram 58 casos da doença. Há ainda, quase 12 mil infecções por dengue

Otávio Augusto
postado em 20/04/2016 14:38
Durante os últimos sete dias, 663 novas pessoas se contaminaram com a doença transmitida pelo Aedes aegypti
Secretaria de Saúde registrou 11.931 infecções. Durante os últimos sete dias, 663 novas pessoas se contaminaram com a doença transmitida pelo Aedes aegypti. No mesmo período do ano passado, haviam 3.506 doentes na cidade. O índice é 195% menor que o notificado nesta quarta-feira (13/4) pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, divulgado no inicio da noite.
Brazlândia, Ceilândia, São Sebastião, Taguatinga, Planaltina e Samambaia são as que apresentam maior número de casos, respondendo por 5.709 casos, um percentual de 58,2% dos casos ocorridos. Somente Brazlândia, por exemplo, concentra 16,4% do total registrado com 1.610 casos.

As autoridades sanitárias registraram 27casos de dengue "grave" (forma hemorrágica da doença) entre situações do DF e do Entorno. Ao todo, 13pessoas morreram.

O Executivo distrital identificou 1.555 situações de dengue no Entorno. Águas Lindas, Luziânia, Padre Bernardo, Cidade Ocidental e Santo Antônio do Descoberto representam o maior volume.

Zika e gestantes

Segundo a Secretaria de Saúde, dos 521 casos suspeitos de zika, 61 já estão confirmados. O índice é 13% superior em relação aos 54 casos da quarta-feira passada. Em 66% dos casos a infecção ocorreu no DF.

Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Gama, Jardim Botânico, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, Estrutural, Sobradinho 2, Sudoeste/Octogonal e Taguatinga são as regiões administrativas onde houve gente acometida pelo mal. Outros oito residem no Entorno e uma em Mato Grosso.

Ao todo, 14 gestantes brasilienses estão com zika, doença associada aos recentes casos de microcefalia. Todas adquiriram a infecção na cidade. O Ministério da Saúde confirmou quatro casos da malformação no DF. Dois continuam em investigação ; mesmo panorama da sema passada.

Chicungunha

Dos 495 casos suspeitos de chicungunha notificados pelo governo local, 58 já estão confirmados. O número é 23% maior do que na semana passada quando houve 47 confirmações. Em um ano, a doença aumentou 2.555%. A pasta garante que apenas 13 casos (24%) são autóctones, ou seja, contraídos na cidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação