Cidades

Saúde inicia vacinação de idosos, crianças e gestantes contra o vírus H1N1

Começou ontem a campanha para quem tem mais de 60 anos se imunizar contra o vírus H1N1. Só no Cruzeiro, cerca de 300 aplicações foram ministradas - incluindo crianças e gestantes. Guará, Asa Sul e Asa Norte registraram escassez de doses

Otávio Augusto
postado em 28/04/2016 06:03
José, Ana Maria e Antônia reservaram a tarde de ontem para um objetivo comum: vacinar-se contra o vírus H1N1. O temor dos agravos da doença encorajou os idosos a enfrentarem a longa fila para serem imunizados. A campanha ; antecipada para 27 de abril ; deve atingir 203.639 pessoas nessa faixa etária. Já os doentes crônicos somam 93.786 assistidos pela rede pública. Três regiões administrativas registraram escassez de doses: Guará, Asa Sul e Asa Norte. Segundo a Gerência da Vigilância Epidemiológica e Imunização, a alta procura pode gerar filas e baixa nos estoques.

No Centro de Saúde n; 14 do Cruzeiro Velho a movimentação intensa começou ainda pela manhã. Duas salas estão reservadas exclusivamente para a imunização contra a gripe. Pelo menos 300 doses, segundo estimativa da enfermagem do local, foram aplicadas durante o dia de ontem. No período da manhã, a maior demanda era a de crianças e gestantes. ;Estamos dividindo crianças e gestantes em uma sala e idosos em outra para fazermos um trabalho mais ágil;, detalhou a técnica em enfermagem Aparecida Matos.

Organização

O servidor público aposentado José Maciel Filho, 84 anos, chegou por volta das 15h30. Uma hora depois, estava na sala de vacinação. A organização do posto fazia a triagem com fichas cor-de-rosa. ;Será que eu vou chorar? Estou meio preocupado. Mas eu sou paraibano, cabra macho;, brincava o idoso, enquanto aguardava. ;Este ano, a doença está mais agressiva. É um perigo que podemos evitar;, argumentou.

Leia mais em Cidades

O cartão de imunização da dona de casa Ana Maria dos Santos, 72, não tem nenhuma dose em atraso. Na última década, não houve um ano sequer em que a moradora do Cruzeiro deixasse de aderir à campanha de gripe. ;Tem gente que fala que a vacina causa reação, que a gente fica gripado um ano e outras coias. Tudo mentira. Nunca tive problemas, só alegria;, concluiu.

A otorrinolaringologista Márcia Voltolini explica que doenças respiratórias são a segunda principal causa de morte em idosos na capital federal. O grupo tem as vias aéreas mais frágeis, por isso o maior risco de contrair a doença. ;A pneumonia, por exemplo, só tem tratamento contra os sintomas. Não há antibiótico que combata diretamente o mal ligado ao vírus H1N1, e isso compromete o idoso;, avaliou a especialista.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação