Cidades

Dia D da vacinação contra H1N1 deve imunizar 110 mil pessoas

Hospital Regional da Asa Norte centraliza ações. Foram aplicadas 215 mil doses da vacina, de acordo com boletim divulgado neste sábado (30/4) pela Secretaria de Saúde

Otávio Augusto
postado em 30/04/2016 11:06

Hospital Regional da Asa Norte centraliza ações. Foram aplicadas 215 mil doses da vacina, de acordo com boletim divulgado neste sábado (30/4) pela Secretaria de Saúde

A capital federal deve receber pelo menos 110 mil pessoas durante o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe no Distrito Federal neste sábado (30/4). No Hospital Regional da Asa Norte (Hran) ; referência no tratamento da doença ;, o governo vai disponibilizar um serviço no estacionamento do local para que pacientes com dificuldades de locomoção poderem se imunizar sem sair do carro. Desde a abertura dos postos a movimentação é intensa nos postos de vacinação.

O serviço vai funcionar em todos os postos de saúde do DF, das 8h às 17h, e contará com uma equipe com nove técnicos em enfermagem e um enfermeiro responsável. Os demais grupos podem se imunizar em duas tendas instaladas no local.

Hoje pela manhã, governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), esteve no Hran e participou do lançamento da campanha. A meta da Executivo local é vacinar 610 mil pessoas durante a vacinação, que termina em 20 de maio.

Segundo panorama da Secretaria de Saúde, até o meio-dia deste sábado (30/4), foram aplicadas 215 mil doses da vacina. O DF tem uma população de 2,8 milhões de habitantes. A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. Segundo o GDF, dois mil seervidores da pasta estão empenhados no trabalho.

Público alvo

Podem se vacinar crianças, gestantes, mães há menos de 45 dias, profissionais de saúde, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Antecipação da campanha

A imunização para todos os pacientes indicados deveria começar apenas neste sábado, mas foiantecipada para alguns grupos. No último dia 18, crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, mães há menos de 45 dias e profissionais da saúde puderam recorrer à vacina. Na última segunda (25/4), passaram a receber a imunização idosos e pacientes com doenças crônicas. As antecipações foram possíveis após recebimento de doses do Ministério da Saúde.

Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação