Cidades

Posto do DFTrans continua ocupado por estudantes

Os universitários protestam contra mudanças e problemas no sistema do Passe Livre

Ailim Cabral, Renata Rusky
postado em 30/04/2016 13:04

Os universitários protestam contra mudanças e problemas no sistema do Passe Livre

A ocupação de estudantes no posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) na Rodoviária do Plano Piloto continua. Segundo uma das organizadoras, a estudante Lívia Cairus, cerca de 60 pessoas estão acampadas no local neste sábado (30/4), dormindo em colchões.


Os universitários se revezam no acampamento que começou na quinta-feira (28/4) : enquanto alguns dormem no posto, outros ajudam levando donativos, como alimentos e água. Eles prometem continuar no local até que os problemas com o novo sistema do Passe Livre sejam sanados.

Entenda o caso

A polêmica começou quando o DFTrans lançou um modelo de recadastramento obrigatório no início do ano. As novas regras estabelecem que a atualização dos dados seja feita unicamente pela internet. Além disso, é preciso apresentar o CPF no momento do registro. Segundo Lívia, de acordo com as novas regras os beneficiários tiveram um mês para fazer o recadastramento, quando antes tinham o semestre todo.

Os estudantes têm direito a 54 acessos mensais aos ônibus, mas alguns deles precisam de mais para comparecer às aulas pois pegam mais de dois transportes por dia. Estes fizeram solicitações online para o aumento do limite, mas a resposta chega a demorar mais de 20 dias. Alguns universitários correm o risco de perder o semestre por exceder o limite de faltas ; eles não conseguem ir às aulas. Outros não conseguiram se recasdatrar em decorrências de erros no sistema online.

O diretor-geral do DFTrans, Leo Carlos Cruz, e o chefe de gabinete da Secretaria de Mobilidade (Semob). Moisés do Espírito Santo, estiveram no local para negociar com os estudantes, mas não chegaram a um acordo. Cruz descartou a possibilidade de voltar ao sistema antigo e acrescentou que tomará providências para melhorar o sistema no ano que vem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação