Cidades

DF tem 14 mil infectados com dengue e 73 com zika; 27 são gestantes

Segundo a Secretaria de Saúde, 81% dos atendimentos aos pacientes com a primeira doença em 2016 foram feitos na rede pública

postado em 04/05/2016 18:53
O Distrito Federal já registrou, este ano, 14.014 casos de dengue na região. Desses, 1.769 são de pessoas de outras unidades da Federação. Os números constam no Informativo Epidemiológico n; 18 da Secretaria de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (4/5). Em relação a mortes, houve aumento. Pelo menos 14 pessoas morreram da doença na região, sendo sete moradores do DF e sete do Entorno.

Leia mais notícias em Cidades
Segundo a secretaria, 81% dos atendimentos aos pacientes com dengue em 2016 foram feitos na rede pública da capital, um total de 9.923; 14% em unidades particulares, o equivalente a 1.762; e 4%, no sistema público goiano de saúde, 435. Em 1% dos casos a pasta não conseguiu identificar onde foi feito o atendimento.

Zika e chikungunya

O levantamento traz dados ainda do zika vírus e da febre chikungunya, também transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti. Desde janeiro, 73 de Brasília foram confirmados com o zika vírus, dos quais 27 são gestantes. Delas, 16 se contaminaram no DF, nove em Goiás e uma em Mato Grosso.

Em relação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de pacientes com a febre chikungunya. Em 2015, a doença havia sido confirmada em quatro moradores de Brasília. Neste ano, o número passou para 83 ocorrências. Desses casos, 35 foram contaminados em outras unidades da Federação.

Menos atendimentos

As unidades de atenção à dengue de Brazlândia e São Sebastião, criadas para facilitar o atendimento no período de maior incidência dos casos devem deixar de funcionar em 13 de maio. De acordo com o diretor de Vigilância Ambiental, da Subsecretaria de Vigilância à Saúde, Divino Martins, ;com a chegada do frio, há uma queda natural da quantidade de casos;. Segundo ele, a decisão é técnica e já era prevista.

De acordo com a secretaria, para haver uma desativação gradual, o funcionamento das unidades foi reduzido em 30 de abril. Em Brazlândia, 10.726 pessoas foram atendidas de 11 de fevereiro a 3 de maio. Em São Sebastião, 10.450 foram acolhidas de 19 de fevereiro a 28 de abril. Nos locais, são feitos testes rápidos, e é dada a primeira assistência a quem apresenta os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação