Cidades

Estoque de vacina para H1N1 será regularizado até esta sexta-feira

Quatro das sete regionais ficaram sem a imunização contra o H1N1, mas o Ministério da Saúde enviará nova remessa até amanhã. Campanha segue até 20 de maio

Otávio Augusto
postado em 05/05/2016 06:10

A grande procura por vacinas na capital federal interrompeu a imunização contra o vírus H1N1. O serviço deve ser retomado plenamente apenas na próxima segunda-feira, segundo a Secretaria de Saúde. A expectativa da pasta é que o estoque seja restabelecido até amanhã, quando deve ocorrer novo repasse do Ministério da Saúde de lotes do insumo. O Correio ligou para postos de saúde das sete regionais. Em quatro, servidores acusaram o problema. De acordo com o calendário de imunização, a campanha continua até 20 de maio.

[SAIBAMAIS]O auditor Martiniano Ilha, 78 anos, esteve no Centro de Saúde n; 13 da Asa Norte e não conseguiu se vacinar. Ontem, um cartaz informava a falta de doses. ;Não tem estoque nem previsão. É uma total falta de administração. Será que eles não foram capazes de prever isso?;, reclamou. O contador José Carlos Gabetto, 71, passou pela mesma situação. ;Já vim preparado para isso e, agora, vou tentar outro posto. As pessoas estão assustadas porque ninguém que pegar a doença. Eu mesmo não quero morrer de gripe;, afirma.

A Secretaria de Saúde antecipou em duas semanas o início da campanha de vacinação contra a influenza. Segundo dados parciais da pasta, 416.709 pessoas se vacinaram ; 68,4% do público-alvo. O Executivo local reconhece a falha, mas minimiza a situação. ;O baixo estoque temporário de vacinas contra a influenza verificado esta semana se deve à alta procura pelo imunobiológico desde 18 de abril. Em anos anteriores, esse percentual só era alcançado praticamente ao fim da campanha; por isso, elas tinham de ser prorrogadas para que, no mínimo, 80% do grupo alvo fosse vacinado;, informou o órgão, em nota.

O Ministério da Saúde é o responsável pelo envio das vacinas para as unidades da Federação. No DF, houve a entrega de três remessas e, até o fim da campanha, deve ocorrer pelo menos mais uma. ;A Secretaria já vem ao longo desta semana fazendo contato com o órgão federal para antecipar ao máximo este envio;, detalha o texto da Secretaria de Saúde. A autarquia federal não comentou o caso.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação