Cidades

Grupo de estudantes tem até hoje para deixar posto do DFTrans na Rodoviária

GDF diz que resolveu todas as exigências para a melhoria do sistema

postado em 05/05/2016 07:07
GDF diz que resolveu todas as exigências para a melhoria do sistema

A desocupação do posto do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) na Rodoviária do Plano Piloto está prevista para hoje. Segundo a Polícia Militar, o pedido veio do governo local, que abriu diálogo com os jovens acampados no local há uma semana. A reintegração de posse, determinada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) na última segunda-feira, será executada ;em último caso;, mas, segundo o Secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, ;não há razão para eles ainda estarem lá;.

[SAIBAMAIS]Dantas informou que todas as exigências dos jovens foram atendidas. Eles pedem mudanças no novo sistema do Passe Livre Estudantil, como o aumento no número de liberações e a possibilidade de realizar o cadastro durante o ano todo. O secretário acrescentou que o GDF se colocou à disposição dos manifestantes para eventuais conversas. ;Praticamente todas as reivindicações foram reavaliadas. Essa ocupação não faz mais sentido;, avaliou. ;A Secretaria e o DFTrans estarão disponíveis para receber as comissões de alunos a partir das 9h desta quinta-feira;, concluiu.



Mesmo após as declarações de Dantas, ainda resistem no posto do DFTrans cerca de 10 a 15 universitários e alunos do ensino médio. Eles organizaram um esquema de revezamento. ;Não queremos nada demais. Eles criaram um sistema falho, que nos atrapalha e impede o nosso acesso à universidade. Dinheiro de estudante não é capim;, argumentou a porta-voz do coletivo Estudante sem catraca, Débora Mynssen, 26 anos. Segundo ela, alguns colegas receberam mais acessos a ônibus ; que passaram de 54 para 88 por mês ;, mas o benefício não teria durado 24 horas. ;Funcionou em um dia, mas no outro já estava cancelado;.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação