Cidades

Estudantes prometem sair do posto do DFTrans até as 17h; PM foi dispensada

Os universitários fizeram acordo com o Ministério Público prometendo deixar o espaço pacificamente

postado em 05/05/2016 15:41

Pouco depois do horário previsto para desocuparem a unidade do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), jovens em busca de mudanças no Passe Livre Estudantil fizeram um acordo com o Ministério Público para sair do local, pacificamente, até as 17h. A Polícia Militar estava a postos para cumprir uma ordem judicial que previa a saída deles para as 15h desta quinta-feira (5/5). Mas, pelo segundo dia consecutivo, a ação foi adiada.

Segundo integrantes dos grêmios universitários que estão acampados no posto do DFTrans, eles estão organizando pedidos e argumentos para dialogar com o governo. Enquanto isso, a polícia foi dispensada. ;Houve um acordo entre os estudantes e o MPDFT. Os meninos prometeram sair do posto até as 17h, por isso a força policial foi suspensa;, contou o major Orlando Cassaro.

Caso eles não saiam pacificamente, será marcada outra data para a reintegração de posse para o DFTrans. ;Desta vez, com apoio da Polícia Militar do DF;, explicou Cassaro. Os estudantes invadiram o posto do órgão na Rodoviária na última quinta-feira (28/4). Eles pedem aumento no número de bilhetes do Passe Livre Estudantil e cadastro estendido durante o ano todo.

Desde a última segunda-feira (2/5), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou que o espaço fosse liberado para o uso dos servidores do órgão. Ontem, a PM recebeu ordem para executar o mandado judicial mas, a pedido do Secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, a ação ficou marcada para hoje.

Com informações de Agatha Gonzaga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação