Cidades

Ao menos dez joalherias foram alvo de assaltos no Distrito Federal em 2016

Nessa quinta-feira (5/5), dois assaltantes, um deles armado e vestido com farda parecida com a da PM, rendem funcionários de shopping no Guará e fogem com relógios e alianças

Breno Fortes, Isa Stacciarini
postado em 06/05/2016 07:13
A Polícia Militar informou que os seguranças do shopping do Guará demoraram para acionar a corporação

Quinze minutos foram suficientes para dois bandidos escolherem as mercadorias mais luxuosas de uma joalheria em um shopping do Guará. A dupla chegou ao estabelecimento e se passou por cliente. Um deles estava armado e vestia uma farda semelhante à da Polícia Militar. O outro, mais jovem, usava uma camiseta branca. Eles renderam os funcionários e levaram 13 relógios ; o valor individual pode chegar a R$ 50 mil ; e mostruários de alianças. Fugiram em um Hyundai i30 roubado. O prejuízo ainda não foi calculado. A Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRF) investiga o caso. A ocorrência é a décima de assalto a joalherias apenas em 2016 (leia Memória).

[SAIBAMAIS]O crime ocorreu por volta das 11h de ontem, dia do aniversário de 47 anos do Guará. Por causa da festa, a segurança da cidade estava dividida entre o patrulhamento comum e a escolta de autoridades como o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), que compareceu a parte das comemorações. Dados da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social mostram que, entre janeiro e março, aconteceram 818 assaltos a comércios no DF. No mesmo período do ano passado, houve 824.

A joalheria atacada fica no segundo piso, perto do Espaço Gourmet, do lado oposto à Praça de Alimentação. É lá que ficam os restaurantes mais caros do centro comercial. Durante o assalto, uma criança viu os criminosos ameaçando funcionários da joalheria e avisou a um segurança do shopping. Mas, segundo a Polícia Militar, o chamado demorou a chegar à corporação.



O consultor em segurança pública George Felipe Dantas explicou que o shopping é um ambiente semipúblico e, como tal, deveria ter circuito interno e funcionários capazes de ;conseguir uma resposta rápida da polícia;. Para ele, o caso abre suspeita para a efetividade da proteção oferecida pelo centro comercial. ;O que podemos imaginar é que a acessibilidade à loja e ao shopping é muito fácil, mas não pode ser assim. É necessário ter mais cuidado, nem que seja usando segurança armada. Hoje, tornou-se uma coisa comum, ainda mais se tratando de uma loja que vende produtos tão caros;, explicou.

O especialista avaliou que ;existe quase uma rotina de assaltos a joalherias, não só em Brasília. E, por isso, as pessoas que cuidam da blindagem desses locais deveriam ser muito cautelosas;. Segundo ele, o crime pode ter sido motivado por quatro principais razões: o alto valor dos itens roubados; o pouco esforço desempenhado para a prática do crime; a visibilidade das joias; e a facilidade de entrar e sair do centro comercial.

Nessa quinta-feira (5/5), dois assaltantes, um deles armado e vestido com farda parecida com a da PM, rendem funcionários de shopping no Guará e fogem com relógios e alianças

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação