Cidades

Arquidiocese de Brasília organiza corrida para festa de Corpus Christi

As atividades tradicionais, como a confecção dos tapetes, das missas e da procissão com o Santíssimo Sacramento estão mantidas

postado em 24/05/2016 12:19

As atividades tradicionais, como a confecção dos tapetes, das missas e da procissão com o Santíssimo Sacramento estão mantidas

Nos próximos dias, a capital será palco de uma das maiores festas conduzidas pela Arquidiocese de Brasília. Trata-se da festa de Corpus Christi, que, todo ano, reúne milhares de fiéis de todo o DF na Esplanada dos Ministérios. Este ano, a Igreja espera receber 100 mil pessoas na missa principal, às 17h desta quinta-feira (26/5). Este ano, além da programação tradicional, como a confecção de tapetes nas ruas, a comissão do evento organizou a 1; Corrida de Corpus Christi. O objetivo é atrair mais participantes durante o dia e chamar a atenção da comunidade para prestigiar a construção do tapete.

Com o tema Eucaristia, Fonte de Misericórdia, a missa presidida pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, será concelebrada por todo o clero da capital. Logo após, haverá a procissão com o Santíssimo Sacramento, na Esplanada. Normalmente, os fiéis levam velas para a caminhada, que, intencionalmente, é iluminada apenas pelas chamas. É o momento voltado à reflexão. As pessoas entoam cânticos sacros e orações. O núncio Apostólico, representante do Vaticano, desfila em carro aberto com outros integrantes da Igreja Católica.

Após arrecadação financeira organizada em parceria com empresas privadas, a Corrida de Corpus Christi tornou-se viável. Serão três modalidades: caminhada de 2,5 km, corrida 5 km e corrida de 10 km. A prova será realizada na Esplanada dos Ministérios, com largada e chegada no canteiro central em frente à Catedral Metropolitana de Brasília. A largada para todas as modalidades ocorre às 8h, duas horas após o início da confecção dos tapetes com inspiração eucarística ; previsto para iniciar às 6h, com a participação dos jovens da Arquidiocese.

Todos que concluírem o percurso receberão medalha. Os três primeiros lugares de cada modalidade também ganham troféu respectivo à classificação. Participantes com mais de 60 anos têm 50% de desconto na taxa de inscrição, que sai por R$ 70 no site.

A novena em preparação à Festa do Corpo e Sangue de Cristo, que começou em 17 de maio, durante a missa das 21h15 na Catedral Metropolitana de Brasília, termina amanhã (25/5).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação