Cidades

Correio Braziliense leva dois prêmios Petrobras de Jornalismo

Vitória saiu na categoria 'Melhor reportagem cultura regional' e na 'Sócio ambiental regional'

postado em 25/05/2016 08:15

Vitória saiu na categoria 'Melhor reportagem cultura regional' e na 'Sócio ambiental regional'

O Correio Braziliense é um dos vencedores do Prêmio Petrobras de Jornalismo. A vitória saiu em duas categorias: a de Melhor reportagem cultural regional, com A capital que esqueceu a cultura; e na Sócio ambiental regional, com a série O alerta das águas. Os repórteres Diego Ponce de Leon, da Editoria de Cultura; e Flávia Maia, de Cidades, foram os premiados. A cerimônia foi realizada na noite de ontem, na Sala Cecília Meireles, na Lapa, bairro do Rio de Janeiro. Essa é a terceira edição do Prêmio.

Diego tem quatro anos de jornal e venceu os demais inscritos das regiões Centro-Oeste e Norte, além de trabalhos do estado de Minas Gerais, que disputavam a mesma categoria. Na reportagem publicada no Correio, em fevereiro de 2015, o jornalista traçou um diagnóstico contundente sobre o consumo de cultura no Distrito Federal a partir de uma pesquisa feita pelo GDF e conduzida pela Codeplan.

Leia mais notícias em Cidades

Constatou-se, por exemplo, que mais de 90% da população de cidades como Estrutural, Varjão e Sobradinho 2 jamais estiveram em teatro ou museu. Os números a respeito da frequência a aparatos culturais em locais como Sudoeste, Plano Piloto e Lago Sul não se revelaram muito melhores. ;Foi quando surgiu a pauta: tentar desvendar o que estava por trás daquele resultado e buscar formas de revertê-lo;, recorda Diego. A partir daí, a reportagem elencou uma série de personagens, fontes e especialistas que pudessem não somente ilustrar aqueles números, mas também problematizá-los.

;Fizemos uso de jornalismo de dados e pensamos em uma visualização diferenciada. Todo dia, o editor trazia uma nova provocação visual. O trabalho do diagramador e do pessoal da arte foi essencial;, acrescenta Diego, que faz questão de lembrar que o trabalho é resultado de um ;esforço coletivo;. Depois de visitar e explorar várias cidades do DF, além de fotografar o cotidiano cultural de cada uma delas, o jornalista entregou o texto que se consagraria vencedor no Prêmio Petrobras de Jornalismo.

Reconhecimento
Ao todo, foram mais de 1,2 mil trabalhos inscritos e apenas 33 vencedores, homenageados em uma bela cerimônia na capital carioca. Flávia Maia está há cinco anos no Correio e concilia a reportagem com o Blog do Consumidor. Na série O alerta das águas, trabalhou com Paloma Suertegaray, repórter de Cidades à época. As reportagens trazem uma reflexão sobre a situação hídrica no DF. ;Vemos a crise hídrica em São Paulo e no Rio de Janeiro e esquecemos de olhar ao nosso redor;, explica Flávia. Segundo ela, a ideia da matéria foi mostrar que a água é um bem essencial que está se tornando escasso.

Foram 10 dias de produção. O material mostra que a realidade é muito preocupante: pouca água e muito consumo.E alerta para uma meta a ser cumprida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 110 litros/habitante/dia. O plano da Agência Reguladora de Águas do DF (Adasa) é tentar diminuir, nos próximos anos, o consumo no DF, de 190 para 150 litros/habitante/dia. ;O prêmio é um reconhecimento da importância do trabalho jornalístico, o de informar a sociedade e de colocar temas importantes em discussão e em reflexão;, explica Flávia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação