Cidades

Estiagem provoca prejuízo de R$ 116 milhões na produção de milho do DF

Estudo realizado pela Secretaria da Agricultura mostra que o fenômeno climático, que ocorre no Oceano Pacífico, afetou as chuvas no Brasil de fevereiro a abril deste ano e que 2,5 milhões de sacos de 60 quilos do grão deixaram de ser colhidos

postado em 31/05/2016 14:52
Os grãos produzidos em Brasília são usados principalmente para virar ração para porcos e ave
A estiagem provocada pelo El Niño resultou num prejuízo de R$ 116 milhões e redução de 70% na produção de milho, de acordo com estimativa do GDF. Estudo realizado pela Secretaria da Agricultura mostra que o fenômeno climático, que ocorre no Oceano Pacífico, afetou as chuvas no Brasil de fevereiro a abril deste ano e que 2,5 milhões de sacos de 60 quilos do grão deixaram de ser colhidos.

Leia mais notícias em Cidades

De acordo com nota técnica divulgada pela pasta, em Brasília, desde 1962, a média pluviométrica de abril é de 123,8 milímetros; em março, de 180,6 milímetros; e em fevereiro, de 217,5 milímetros. No entanto, neste ano, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 10,8 milímetros em abril, 151 milímetros em março e 84,9 milímetros em fevereiro. Os grãos produzidos em Brasília são usados principalmente para virar ração para porcos e aves.
O secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, explica que é possível que haja um impacto no preço dessas carnes futuramente. Leal acrescenta que, se for necessário, pedirá ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ajuda para repor o déficit de milho e não comprometer o preço das carnes para o consumidor brasiliense. ;Lançamos a nota técnica para embasar e apoiar os produtores que não puderem cumprir os contratos ou tiverem que solicitar novos financiamentos;, afirma.

O produtor Lucas Michalski, de 31 anos, planta milho e outros grãos desde os 16 anos. A família gaúcha e de origem polonesa tem uma fazenda de 60 hectares no Núcleo Rural de Tabatinga, em Planaltina (a 54 quilômetros da Rodoviária do Plano Piloto). O agricultor calcula que terá uma perda de 1,5 tonelada por hectare plantado ; o equivalente a 90 toneladas de grãos colhidos a menos nesta safra. ;Se eu tivesse fechado compromisso, não teria como arcar agora porque a quantidade mínima a ser entregue é estabelecida antes. E eu nunca produzi tão pouco;, lamenta.

Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação