Cidades

Programa da ONU de desenvolvimento sustentável é lançado em Alto Paraíso

O programa 17 ODS Objetivo de Desenvolvimento Sustentável tem como intenção transformar o município goiano em uma referência mundial no modelo de economia

postado em 13/06/2016 17:08

O programa 17 ODS Objetivo de Desenvolvimento Sustentável tem como intenção transformar o município goiano em uma referência mundial no modelo de economiaO Programa 17 ODS ; Objetivo de Desenvolvimento Sustentável foi lançado nesta segunda-feira (13/6) em Alto Paraíso de Goiás (GO). O projeto tem como foco transformar o município goiano em uma referência mundial no modelo de economia sustentável e inovação. Realizado pelo Governo de Goiás, com parceria da prefeitura de Alto Paraíso e apoio da Associação Awaken Love, o programa traz uma série de ações que tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).


Também conhecidos como as Metas do Milênio, os 17 ODS estipulam objetivos como acabar com a pobreza, acabar com a fome, assegurar uma vida sustentável, alcançar igualdade de gênero e ainda assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos, promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.


O programa 17 ODS Objetivo de Desenvolvimento Sustentável tem como intenção transformar o município goiano em uma referência mundial no modelo de economiaO lançamento também contou com a assinatura de convênios entre o Governo de Goiás e o Governo do Distrito Federal para o compartilhamento de água das bacias do Rio Descoberto e Rio Corumbá e outro convênio com a Itaipu Binacional para a implantação do projeto ambiental Cultivando Água Boa, que pretende estabelecer uma rede de proteção e orientação ao consumo sustentável da água na região.


O governador do Goiás, Marconi Perillo, ressaltou o empenho para que essas metas fossem estabelecidas na região da Chapada dos Veadeiros. "Eu me encantei muito com essa ideia toda desde a primeira visita ao querido Prem Baba. Eu trouxe alguns secretários daquela vez, dessa vez vieram outros. E daquela conversa surgiu o desejo, a necessidade de começarmos o programa por aqui em Alto Paraíso, com o prefeito Alan. Agora, eu sou muito acelerado, e o que eu quero é começar a ver isso acontecer logo", cobrou Marconi.


Para o líder espiritual Sri Prem Baba, essa é a oportunidade de transformar a "cooperação" em ações concretas. ;Todos estamos cientes da crise planetária que vivemos, crise em diversos segmentos e setores, e crises que vêm pedindo de nós cooperação. E aqui hoje estamos criando essa nova consciência. Estamos unindo poder público estadual, poder público municipal, sociedade civil, iniciativa privada e comunidade para abrir caminhos para uma vida sustentável com mais respeito e dignidade e para tentar encontrar soluções para as crises que vivemos. Estamos inaugurando um novo momento. Vamos unir forças para que Alto Paraíso seja referência mundial", destacou.

Com informações do Governo de Goiás.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação