Cidades

Greve começa e Metrô-DF deve funcionar apenas nos horários de pico

Os trens circulam das 6h às 9h e das 17h às 20h30, com 12 estações abertas para embarque e desembarque e as outras 12 apenas para desembarque

postado em 14/06/2016 06:27
Estação Praça do Relógio

Desde a 0h desta terça-feira (14/6), os metroviários estão em greve. O movimento foi decidido após reunião da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô/DF) realizada ontem. O argumento é de que não houve diálogo entre o Governo do Distrito Federal (GDF), a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) e os empregados. Dessa forma, não foram apresentadas propostas satisfatórias de reajuste salarial, bem como não há previsão de convocação dos aprovados no concurso de 2013.

O Metrô-DF informou os horários especiais de funcionamento do serviço durante a greve. Em nota, a empresa afirma que ;o sistema funcionará apenas durante o pico da manhã e do fim da tarde/noite, com 12 estações abertas para embarque e desembarque e as outras 12 apenas para desembarque. Os trens circulam das 6h às 9h e das 17h às 20h30, de segunda a sábado.;

Apesar da interrupção parcial do serviço, não houve registro de tumultos nas estações do Metrô-DF nas primeiras horas da manhã. Segundo a companhia, 16 trens circulam entre os terminais.

[SAIBAMAIS]De acordo com o diretor do SindMetrô/DF, Ronaldo Amorim de Sousa, foram ofertados à empresa responsável pela administração 30% da frota em funcionamento. ;Sabemos que a população pode ser prejudicada, mas nosso intuito é conseguir oferecer um serviço melhor e mais seguro. Mas a sensação é de que o governo quer nos empurrar para a greve;, reclama. Os servidores vão paralisar trens, estações e postos de atendimento. Para a categoria, a falta de novos empregados provoca sobrecarga no sistema, trazendo prejuízos para usuários e trabalhadores.



Atualmente, o Metrô-DF tem 995 empregados. Para o sindicato, seriam necessárias mais 750 convocações para que o sistema possa funcionar de forma satisfatória. ;Faltam ser chamados entre 800 a 900 concursados, mas o governo prefere manter os 55 comissionados, que consomem R$ 556 mil por mês com pagamentos, de acordo com Portal da Transparência. E isso há poucas semanas de começarem as Olimpíadas, que tem Brasília como uma das sedes;, reclama Ronaldo.

Essa é a segunda greve do Metrô em menos de um ano. Em novembro de 2015, os funcionários pararam em resposta ao não pagamento do reajuste salarial de 8%, que havia sido estipulado em abril daquele ano. A não convocação de concursados também estava na pauta, mas não houve avanço. Durante o movimento, o Metrô-DF decidiu suspender o serviço de trens, alegando que não havia condições de o sistema funcionar com apenas 30% do efetivo.

Como vai funcionar
Horário de funcionamento do Metrô-DF durante a greve: de segunda a sábado, das 6h às 9h, e das 17h às 20h30.

MANHÃ
; Embarque e desembarque: Central, Galeria, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Sul, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Taguatinga Sul, Furnas e Terminal Samambaia.

; Apenas desembarque: 102 Sul, 108 Sul, 112 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Samambaia Sul, Centro Metropolitano, Guariroba e Ceilândia Norte.

TARDE
; Embarque e desembarque: Central, Galeria, 108 Sul, 112 Sul, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Furnas e Terminal Samambaia.

; Apenas desembarque: 102 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Centro Metropolitano, Ceilândia Sul, Guariroba, Ceilândia Norte, Taguatinga Sul e Samambaia Sul

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação